quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Costeletas de peru com couscous de grelos e castanhas



O peru é uma carne magra e com uma boa percentagem de proteína. Ideal, portanto, para quem se preocupa com uma alimentação saudável, mas não quer abdicar do sabor. O peru consegue fazer pratos bastante saborosos se ampliarmos a nossa escolha para além dos bifes. Os bifes do lombo do peru são um pouco secos, para o meu gosto são o menos bom da carne desta ave. Prefiro a carne da perna. Quando as pernas são grandes, peço no talho que separem a parte do coto para assar no forno e cortem a coxa em costeletas. São uma espécie de bifes com um pedaço de osso, não ficam muito direitinhos, mas são muito saborosos. Faço-os fritos ou grelhados. Fritos com alho e azeite e uns camarões por companhia ficam uma delícia! Desta vez fritei-os, simplesmente, e o que fez a diferença foi o acompanhamento. Gosto muito de couscous, acho-os muito versáteis, tal como o arroz ou a quinoa. Além disso o couscous também é um hidrato de carbono mais leve do que a batata, arroz ou massa, por isso também é adequado para quem se preocupa com a saúde e com a linha ;) Espero que gostem da sugestão!

Ingredientes para 4 pessoas:
8 costeletas de peru
3 dentes de alho
2 folhas de louro
Sal e pimenta qb
1 chávena de chá cheia de couscous
1 molho de grelos
4 tomates secos (usei secos em conserva de azeite)
150 gr de castanhas congeladas
1 generoso fio de azeite
Oregãos secos qb (cerca de uma colher de chá)


Preparação:
Tempere os bifes com alho laminada e folhas de louro. Deixe a repousar 30 minutos enquanto prepara o acompanhamento. Comece por cozer os grelos em água com sal e com o tacho destapado para que fiquem bem verdinhos. Quando terminar a cozedura, escorra os grelos e reserve a água. 
Espalhe os couscous num tabuleiro e cubra com água da cozedura dos grelos. Deite água apenas até cobrir, não empapa demais os couscous para não ficarem demasiado moles. Tape com película aderente e deixe repousar cerca de 10 minutos.
Deite um pouco de azeite num tacho, deixe aquecer e salteie aqui as castanhas. Tempere de sal e deixe-as fritar cerca de 5 minutos, depois junte os grelhos e um alho finamente picado, envolva. Junte um pouco da água da cozedura dos grelos e tape o tacho para que as castanhas acabem de cozinhar. Deixe ficar assim até estarem macias.
Tempere as costeletas com sal e frite-as em azeite.
Quando as castanhas estiverem cozinhadas apague o lume. Com um garfo solte os couscous. Junte as castanhas e os grelos. Junte o tomate seco em pedacinhos. Tempere com oregãos e pimenta moída na altura. Retifique de sal.  Sirva com as costeletas.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário