sábado, 20 de janeiro de 2018

Azevias de batata doce e amêndoa



Azevias não é um doce que alguma vez tenha sido tradição nas mesas festivas da minha família. A primeira vez que comi já era adolescente. Claro que gostei. Normalmente gosto de tudo e lembro-me que essas azevias eram fantásticas, confecionadas pela mãe de uma amiga, que fazia bolos para vender para fora. Quando essa amiga fazia anos levava sempre um bolo delicioso. Aliás, mais ninguém apresentava um bolo tão bom na festa de aniversário, pois os das pastelarias não eram tão saborosos como os da mãe da Bé. Desde esse dia em que as azevias me foram apresentadas, que passei a comer, de vez em quando, normalmente por alturas do Natal. Quando têm a massa grossa nem vale a pena... têm que ser delicadas e ter uma massa fina. Quanto ao recheio, há de grão, amêndoa e batata doce, pelo menos são os mais comuns. Eu optei por fazer com a batata doce misturada com a amêndoa. Ficaram muito boas. Fiz já depois das Festas, pois no Natal não houve tempo (nem barriga) para todas as receitas. É um doce que podem experimentar em qualquer altura do ano. Atrevam-se ;)

Ingredientes para 20 a 24 azevias:
Massa: 500 gr de farinha fina com fermento, 1 ovo inteiro, 130 gr de manteiga sem sal, 130 gr de banha, raspa e sumo de uma laranja.
Recheio: Cerca de 600 gr de batata doce, 300 gr de açúcar, 1,75 dl de água, 250 gr de amêndoa pelada moída (não é necessário ficar muito uniforme, pode ficar uma espécie de farinha de amêndoa, mas onde se encontram alguns pedacinhos). 

Preparação;
Comece por fazer o doce de batata doce, que pode ser preparado dias ou semanas antes (pode ser guardado como uma compota). Asse a batata no forno com casca. Depois de estar completamente macia, retire toda a polpa das batatas com a ajuda de uma colher. Desfaça a batata com um garfo. Pese até obter 500 gr. Deite o açucar e a água num tacho e deixe ferver até obter uma calda espessa, mas sem ganhar cor (ponto de açúcar nos 100 a 105º - ponto de fio). Quando estiver pronta, deite esta calda em fio por cima da batata doce, misture e leve ao lume a engrossar até fazer ponto de estrada. Deixe o creme arrefecer e junte a amêndoa moída. O recheio está pronto, reserve.
Faça a massa misturando todos os ingredientes e amassando bem. Deixe-a repousar durante 30 minutos e depois estenda o mais fina que conseguir com a ajuda do rolo da massa. Corte círculos, recheie com uma colher de sobremesa bem generosa de creme de batata doce e feche a azevia, pincelando as extremidades da massa com um pouco de clara de ovo. Pode congelar as azevias assim ou fritá-las de imediato em óleo a 180º. Depois de fritas, polvilhe-as com uma mistura de açúcar e canela.

Bom apetite e bom fim-de-semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário