segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Esparguete com camarão, ameijoas e tomate cereja


Esta é uma receita tão simples, mas que tem os seus truques para que tudo fiquei no ponto. A massa, os mariscos ou frutos do mar, tudo tem o seu tempo próprio de cozedura para ficar suculento. Marisco seco é a pior coisa que existe... e saber como fazer massa no ponto também nem sempre é uma técnica dominada por todos. A massa deve ser sempre cozida em água abundante. Não adianta de nada porem um fio de azeite ou outras gorduras, se cozerem a massa em pouca água. Uma panela grande e água abundante, são os ingredientes principais para que a massa coza à vontade, sem colar e obterem o esparguete perfeito. Se cozerem esparguete ou outra massa longa até podem usar uma daquelas panelas altas próprias, eu tenho uma e gosto, tem um recipiente com furos onde se pode escorrer a massa de imediato. Serve para massas compridas, mas também pode ser usada para todas as outras. Juntem a massa à água só quando esta ferver.
Depois de cozerem e escorrerem a massa, podem, posteriormente, juntar um pequeno fio de azeite e misturar tudo para que a massa não cole. Mas não se esqueçam, que o fundamental é que coza em água abundante e durante o tempo certo, se cozer demais, vai ficar mole e colar. Quando cozerem massa, arroz ou qualquer outr alimento, adicionem o sal só depois da água ferver, pois ela atinge o ponto de fervura mais rapidamente sem sal.
Em relação ao marisco, os tempos de cozedura são sempre muito pequenos e o marisco é muito sensível, pelo que se for cozinhado em demasia, fica seco, mole e sem sabor. Eu prefiro usar camarão inteiro, mas há algum miolo de camarão grande que é sabororo e muito prático. Neste caso ainda têm que ter mais cuidado em cozinhá-lo pouco tempo. Tem que ser descongelado com antecedência, de preferência no frigorífico. Nunca o usem congelado porque vai largar imensa água. Depois de descongelado, sequem bem em papel absorvente antes de usar e assim vão ficar bons.
Em relação às ameijoas, usei frescas, neste caso, normalmente não gosto das congeladas porque são muito secas. O esparguete utilizado nesta receita foi esparguete com sabor a caril, mas podem usar do mais comum. Eu adoro pratos de massa e este é mais um que faço com frequência. Simples e bom, espero que gostem e que as dicas para cozer massa vos sejam úteis ;)

Ingredientes para 4 pessoas:
200 gr de esparguete com sabor a caril
400 gr de miolo de camarão grande
1 kg de ameijoa branca fresca
250 gr de tomate cereja
Meio molho de coentros frescos
4 dentes de alho
0,7 dl de azeite
Sal qb
1 malagueta ou outro picante se gostarem

Preparação:
Comece por pôr água a ferver para cozer a massa. Numa panela grande deite cerca de 2 litros de água e adicione o sal só quando esta ferver. Quando ferver, junte o sal grosso e a massa. Mexa até a massa mergulhar completamente na água e ficar solta para que os fios de esparguete não colem. Deixe cozer cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo prove e veja se a consistência está do seu agrado. De imediato, escorra a massa e reserve.
Numa frigideira anti-aderente deite metade do azeite e 2 dentes de alho finamente picados. Quando o alho começar a estalar, junte as ameijoas previamente lavadas e escorridas. Junte metade dos coentros picados e os tomates cereja abertos ao meio. Deixe as ameijoas cozinharem até abrirem (não mais de 5 minutos). Assim que estiverem abertas, junte-as à massa. Na mesma frigideira deite o restante azeite, o restante alho e, assim que o azeite estiver quente, junte os camarões. Tempere com sal e malagueta picada e frite os camarões durante 2 minutos no máximo. O azeite deve estar bem quente para que fritem/salteiem rapidamente. Junte-os à massa, envolva tudo, polvilhe com mais coentros picados e sirva de imediato.

Bom apetite! 

4 comentários:

  1. wow! que aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto de massa.
    Ficou com um aspeto delicioso.
    Ainda bem que o meu almoço será massa senão ia ficar ogada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderExcluir
  3. Uma massa bem rica. Colorida e certamente deliciosa! :)

    Beijinhos*
    Marlene

    ResponderExcluir