quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Pudim de caramelo




Esta é daquelas receitas tão fáceis, que nunca falham. Também é rápida de preparar, mas convém ser feita de véspera porque o pudim precisa de arrefecer para ser desenformado. Ainda assim, se estiverem com pressa, há truques que podem usar para desenformar o pudim poucas horas depois de o fazer... Assim que o retirarem do forno, coloquem a forma dentro de água fria (só por fora, claro, sem que a água entre para dentro do pudim). Vão substituindo a água fria (também podem usar fresca do frigorífico) até que a forma esteja completamente arrefecida. Isto vai fazer com que a temperatura baixe muito mais rapidamente. Podem colocar a forma dentro de um alguidar com água ou mesmo dentro do lava loiças. Assim que o pudim esteja arrefecido, coloquem-no no frigorífico e deixem repousar 2 a 3 horas. Resta desenformar e servir ;)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado cozido
2 medidas de leite iguais à lata (usei leite magro)
6 ovos inteiros
Caramelo líquido para barrar a forma
Fruta fresca a gosto para guarnecer

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Bata o leite condensado cozido com a batedeira elétrica até se desfazer totalmente. Aos poucos vá juntando o leite branco e continue a bater até estar tudo bem misturado. Parta os ovos para uma tigela à parte e bata-os manualmente, só para misturar. Junte os ovos ao preparado de leite e bata até a mistura estar homogénea. Deite o preparado numa forma de pudim untada com caramelo líquido. Coloque a forma dentro de um tabuleiro com uma altura de 2 dedos de água e leve ao forno a 200º em banho maria até estar cozido (cerca de uma hora).
Arrefeça, leve ao frio e desenforme. No momento de servir, guarneça com fruta fresca com alguma acidez (usei fisális) e folhas de hortelã.

Bom apetite e bom fim-de-semana!


3 comentários:

  1. Adoro caramelo. Deve ser delicioso este pudim, pelo menos tem aspecto disso. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Salvou-me este fim-de-semana numa urgência! E quem comeu, incluindo eu, gostou bastante... beijinhos, Goretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goretti, fico muito contente por saber :) Ainda bem que gostaram! Estas ideias práticas e simples de fazer são sempre bem vindas. Beijinho e continuação de bons cozinhados. Continue a seguir o blog por aqui, no facebook e instagram.
      Susana

      Excluir