domingo, 4 de fevereiro de 2018

Bolo Ferrero Rocher

 

Sou sempre eu quem faz os bolos de aniversário da família e também de alguns amigos mais chegados. Esta semana foi a vez de dar miminhos à minha cara metade. Fiz um bolo no dia dos anos para a família e outro no fim-de-semana para levarmos para os amigos, é esse que hoje partilho convoscvo. Parabéns ao meu amor!

Ingredientes e preparação:

Bolo de avelã: 5 ovos, 200 gr de açúcar, 200 gr de avelã moída (em pó, tipo farinha), 1 colher de chá de fermento em pó. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Depois envolva delicadamente a farinha de avelã e o fermento. Coloque o preparado numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para cozer durante 30 a 35 minutos. 

Bolo de chocolate: 5 ovos, 200 gr de açúcar, 70 gr de chocolate em pó, 100 gr de farinha com fermento, 1 colher de chá de aroma de baunilha, cerca de uma chávena de leite. Bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter uma espuma volumosa e esbranquiçada. Depois envolva os ingredientes secos delicadamente e leve o bolo a cozer a 180ºC durante 30 minutos. Depois de o retirar do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Com o bolo ainda morno, deite colheradas de leite por cima de forma a embeber todo o bolo. Deixe repousar e depois corte-o ao meio.

Creme/cobertura: 1 lata de leite condensado cozido, 1 tablete de chocolate (55% cacau), 1 pacote de nata para bater (200 ml), 150 gr de avelã torrada e triturada em pedacinhos. Bombons Ferrero a gosto para decorar.
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Coloque o leite condensado numa tigela e bata com a batedeira elétrica. Junte o chocolate derretido e continue a bater até obter uma mistura homogénea. Bata as natas à parte e depois envolva na mistura de chocolate. Misture bem. O creme está pronto para barrar ou rechear o bolo. 

Montagem:
Depois de cozer os bolos (pode levá-los ao forno ao mesmo tempo), deixe-os arrefecer. Corte o de chocolate ao meio depois de o ter embebido com o leite. Num prato coloque o bolo de avelã. Por cima ponha uma camada de creme de chocolate. Por cima disponha uma parte do bolo de chocolate. Barre com mais creme de chocolate e polvilhe com dois terços da avelã torrada e triturada. Por cima coloque a outra metade de bolo de chocolate. Barre todo o bolo com o restante creme. Polvilhe as laterais com avelã moída. Por cima decore com Ferreros Rocher.

Bom apetite!


4 comentários:

  1. Este bolo deve ser uma perdição! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que pecado divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/panquecas-de-farinha-de-grao.html

    ResponderExcluir
  3. Ola

    Este bolo é uma autentica perdiçao... vou ter de experimentar lá em casa, pois os meus filhotes vao delirar!! FIcou mesmo um pecado!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ficou fantástico! E fez sucesso junto dos amigos no aniversário!!!

    ResponderExcluir