terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Chocolate quente aromatizado com laranja




Como fazer chocolate quente? Aqui está algo que pode parecer tão simples, mas que poucas vezes fazemos em casa ou encontramos com qualidade num café ou pastelaria. Não estou a falar daqueles chocolates de máquina, muito menos de leite com chocolate aquecido, mas sim de um chocolate quente feito com todos os ingredientes no tacho até ficar bem espesso e cremoso, grosinho e muito saboroso. Há muitas receitas, algumas com chocolate ou cacau em pó. Esta que fiz é à base de chocolate em tablette, não leva açúcar adicionado, pois usei chocolate não muito negro. O truque para que fique perfeito passa por ir engrossando lentamente sem deixar ganhar grumos. O chocolate tem que ser de boa qualidade e os aromas escolhidos devem estar de acordo com o gosto de quem vai degustar o chocolate. Nesta matéria, sejam atrevidos, usem a imaginação e o palato para perceber que aromas podem fazer vibrar ainda mais o sabor já extraordinário do chocolate. Baunilha, gengibre, pimenta ou outras especiarias são algumas ideias que podem explorar.
Bebi chocolate quente pela primeira vez na companhia da minha mãe. Ela sempre gostou muito. Ela gosta muito de chocolate, ponto final. E de doces em geral (e desta vez ponto de exclamação porque a minha mãe é mesmo muito gulosa)! Quando era criança de vez em quando, nas tardes invernosas de sábado, depois de ter a casa toda limpa e arrumada, a minha mãe fazia chocolate quente para nós. Também chegámos a ir beber à pastelaria Suiça. Desta vez fui eu quem a convidou para beber chocolate quente ao lanche. Ela gostou da minha receita e eu gostei que ela tivesse gostado!

Ingredientes:
1 litro de leite
300 gr de tablette de chocolate com 50 a 60% de cacau
2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
3 cascas de laranja
1 pitada de noz moscada (sensivelmente 1 colher de café)
Casca de laranja cristalizada para decorar

Preparação:
Reserve cerca de 1 dl de leite frio para misturar a maisena. Leve o restante leite ao lume com as cascas de laranja e a noz moscada em pó. Quando ferver, retire do lume e deite o leite por cima do chocolate previamente cortado em pequenos pedaços (pique com a faca em cima de uma tábua e depois disponha-o numa taça). Misture chocolate e leite bastante bem. Desfaça a maisena no leite frio, junte ao preparado anterior e leve ao lume para engrossar até obter a consistência pretendida. Quando estiver bem cremoso e espesso, retire e sirva cada dose com um pedaço de casca de laranja cristalizada.

Bom apetite!

2 comentários: