domingo, 26 de novembro de 2017

Creme brulée de coco # Sugestões de Natal



Esta é uma sobremesa leve e fresca, ideal para terminar uma refeição mais farta, quando já estamos bastante satisfeitos, mas queremos apenas qualquer coisa que nos adoce a boca. É algo entre o leite creme e o pudim, um creme brulée, ou seja, um leite creme cozido no forno. Fica com um sabor a coco subtil, nada de enjoativo. Servi a sobremesa num jantar entre amigos e foi muito apreciada por todos. A um mês do Natal, penso que esta é uma boa sugestão para quem gosta de experimentar doces um pouco diferentes e, neste caso, mais leves para servir na época das festas.

Ingredientes para 6 taças individuais:
6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
400 ml de leite de coco
400 ml de leite meio gordo
1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
Coco ralado qb para polvilhar

Preparação:
Junte as gemas com o açúcar numa tigela de vidro e coloque-a em cima de um tacho com água. Vá mexendo com a vara de arames, enquanto engrossa em banho maria. Depois vá juntando o leite de coco em fio. Por fim desfaça a farinha maizena no outro leite (frio) e deite este leite também em fio na tigela, sem nunca parar de mexer. Vá mexendo com a vara de arames para não ganhar grumos. Faça isto durante cerca de 10 minutos, só até engrossar leigeiramente. Quando tiver um preparado liquido, mas mais espesso, ligeiramente grosso, desligue o lume. Distribua o preparado por taças individuais que possam ir ao forno. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 225º num tabuleiro em banho maria (coloque as taças dentro do tabuleiro e apenas um pouco de água, cerca de meio dedo de altura de água). Cozem assim durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer, polvilhe com coco ralado e sirva nas taças individuais à temperatura ambiente ou ligeiramente fresco.

Bom apetite!







3 comentários:

  1. adoro creme brulée, este vou experimentar brevemente pois está mesmo com um aspecto apetitoso.
    beijinhos
    http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Mais uma deliciosa sugestão :)
    Achei a ideia da adição do côco muito original, deve ser tão bom!
    Acabei de tomar nota para experimentar.
    Um beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  3. Ficava com um sorriso se orelha a orelha se pudesse comer uma tacinha! Adoro e com o toque do coco só pode mesmo ser irresistível! beijinhos

    ResponderExcluir