quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Quiche de salmão e courgette



Adoro fazer este tipo de refeição: quiches, pratos de massa ou risottos com o que tenho disponível no momento. São soluções práticas, rápidas e que permitem aproveitar todos os alimentos sem desperdício. No dia em que fiz esta quiche tinha dois lombos de salmão, o que era pouco se fosse servido "sozinho", mas que rende imenso se for confecionado de outras formas que não seja grelhado ou no forno. Como tenho sempre legumes frescos e também tinha uma massa folhada de compra, juntei alguns ingredientes muito simples e fiz uma deliciosa quiche. Espero que gostem!

Ingredientes para uma quiche para 4 a 5 pessoas:
1 placa de massa folhada ou quebrada
1 pacote de nata (usei creme culinário de arroz)
3 ovos tamanho L
2 lombos de salmão selvagem
1 courgette não muito grande
1 cebola pequena
Sal e pimenta qb
12 tomates cereja
1 colher de sobremesa de ervas finas ou outras a gosto para polvilhar

Preparação:
Corte a courgette em tiras e depois em cubinhos (não utilize a parte interior, das sementes, pois tem muita água, reserve-a para a sopa). Corte os lombos de salmão em pedaços com cerca de um dedo de grossura. Tempere o peixe e a courgette com sal, pimenta e umas gotas de limão.
Pique a cebola. Numa tigela deite os ovos, o creme culinário de arroz, a cebola picada e tempere de sal e pimenta. Bata com a vara de arames. 
Disponha a massa folhada numa tarteira. Por cima coloque os cubos de courgette e os pedaços de salmão, tudo cru. Deite por cima a mistura de ovos e creme de arroz. Termine com alguns tomates cereja cortados ao meio. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos ou até a massa ter empolado e estar dourada. Retire do forno e polvilhe com ervas finas. Deixe repousar 10 minutos antes de cortar e servir.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Um comentário:

  1. Adoro quiche.
    Ficou com bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/na-cozinha-com-5-meninas-5-sabores-e.html

    ResponderExcluir