quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Abobrinhas recheadas com bacalhau e o 4º aniversário do blog



A Deliciosa Paparoca faz hoje 4 anos :) Por acaso a data calha numa fase em que outros projetos me têm ocupado bastante e deixado pouco tempo para o blog, mas não podia deixar de partilhar hoje convosco uma receita especial. Ao longo de 4 anos o blog tem sido uma inspiração para mim porque o trabalho criativo ajuda-me a desenvolver todo o outro trabalho, ajuda-me a estar equilibrada e feliz e ajuda a rechear com mais sabor as barrigas cá de casa! Por isso o blog tem sido um projeto conseguido, que vou manter enquanto me der gozo e satisfação, como sempre disse. 
Continuo a agradecer imenso a quem segue as minhas receitas, aí "desse lado". Mantenham-se por cá, deixem os vossos comentários, críticas, elogios, sugestões. Vocês são a razão de ser da partilha das minhas receitas!
Continuo a agradecer a todos os amigos que provam as minhas paparocas e que partilham alegremente a mesa comigo. Gosto muito dos meus verdadeiros amigos e de os ter sentados à minha mesa. Continuo a agradecer ao meu marido, que é o "provador oficial" da Deliciosa Paparoca, é o ajudante que arruma sempre tudo, é o meu grande amigo e o meu companheiro de refeição todos os dias, que come a comida fria porque tem que esperar que eu tire as fotografias, sem nunca lhe faltar a paciência.
Gostava também de vos pedir que, nesta altura em que passamos tempos tão conturbados, tanto no país como no mundo, pensem um pouco no que comemos e na forma como comemos. Não desperdicem comida porque é um bem sagrado. Estejam atentos ao que compram, à origem dos alimentos. Dentro das possibilidades financeiras de cada um, tentem comprar produtos saudáveis, não processados, de produção o mais sustentável possível, de origem nacional e biológica sempre que possível. Leiam os rótulos, informem-se sobre a origem dos alimentos, cozinhem-nos com respeito e organizem as refeições semanalmente para minimizar o desperdício alimentar. Nós somos mesmo o que comemos e o planeta é o nosso habitat. Se o destruímos a este ritmo, vamos ser cada vez mais infelizes, mais pobres em todos os sentidos e vamos deixar uma herança muito pesada às próximas gerações.
Um beijo grande para todos e boas paparocas!

Ingredientes para 4 pessoas:
2 abóboras hokaido ou de outro tipo, desde que não sejam muito grandes (500 a 800 gr cada, eu uesei hokaido biológicas)
2 postas médias de bacalhau
1 cebola grande
2 vagens/raízes de curcuma fresca (ou uma colher de chá de curcuma em pó - açafrão das Índias)
3 dentes de alho
1 dl de azeite
Sal e pimenta qb
Para o bechamel: 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de farinha sem fermento, água de cozer o bacalhau qb
2 colheres de sopa de queijo ralado (o que mais gostarem, desde mozarella a queijo da Ilha, conforme gostam mais ou menos intenso)
12 camarões grandes
Mistura de ervas finas (ou outras a gosto) qb para polvilhar

Preparação:
Comece por retirar a "tampa" às abóboras e asse-as durante 25 minutos no forno a 200º. Deixe-as arrefecer, retire as sementes e a polpa, deixando apenas uma "parede" à volta. Reserve a polpa e as abóboras, que vão servir de "recipiente". 
Corte a cebola em finas rodelas e refogue-a no azeite com os alhos laminados até amolecer, mas sem ganhar cor. 
Coza o bacalhau em água durante 5 minutos. Despois desfaça-o em lascas, retirando espinhas e peles. Junte as lascas de bacalhau à cebolada, bem como a curcuma ralada (no caso de ser fresca) ou em pó. Junte também a polpa de abóbora e misture tudo, deixando cozinhar por 2 a 3 minutos. 
Entretanto, num tacho à parte, vá fazendo o molho bechamel. Deite a manteiga no tacho e, quando esta estiver a ferver, junte a farinha e mexa rapidamente. Reduza o lume e vá juntando água de cozer o bacalhau aos poucos, até obter um molho bastante espesso. Por fim tempere com pimenta, retifique de sal e junte o queijo ralado, misturando bem para que derreta. Junte este preparado ao bacalhau de cebolada. 
Com um pouco de azeite e um dente de alho laminado, salteie os camarões durante 2 minutos. Tempere de sal e pimenta e umas gotas de limão. Corte-os em pedaços (reserve um inteiro por pessoa para guarnecer) e junte ao preparado de bacalhau, envolvendo tudo bem. Enquanto está bem quente, deite o preparado nas abóboras até as rechear completamente, polvilhe com as ervas e coloque um camarão em cada uma. Sirva de imediato. Eu servi com uma salada verde a acompanhar.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Obrigada pelas partilhas! Parabéns e continuação de deliciosas paparocas. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais parabéns.
    Adorei a sugestão, vou levar comigo para ver se um dia faço.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/almondegas-em-cama-de-legumes.html

    ResponderExcluir
  3. Obrigada e parabéns ao teu Blog, ao teu trabalho e dedicação e porque és uma inspiração e uma pessoa fantástica, para mim muito especial e que guardo no coração,

    um grande beijinho

    Mariana

    ResponderExcluir