sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Massada de tamboril com gengibre e curcuma



Quando a comida é saborosa (gulosa mesmo) e saudável, isso é algo que adoro! Porque adoro comer e tento escolher ingredientes saudáveis e formas diferentes de os confecionar, para prejudicar o menos possível a saúde e agradar o mais possível ao palato ;) Não é difícil, é só uma questão de imaginação e ir experimentando conjugações de sabores. Os aromas, temperos, ervas aromáticas, são muitas vezes o segredo de um prato aromático e diferente. Poupa-se no sal e adiciona-se sabor de outras formas, com alimentos que, muitas vezes, são super saudáveis, mas ficam esquecidos na prateleira. Espero que gostem desta massada um pouco diferente, tem todos os sabores tradicionais e ainda o gengibre e o açafrão, que são altamente anti-inflamatórios e benéficos para o organismo. Ficou uma delícia e o "segredo" aqui foi o caldo do peixe muito aromático e a quantidade qb de gengibre e açafrão. Experimentem!

Ingredientes para 4 pessoas:
1 tamboril inteiro com os fígados (1 a 1,2 kg de peixe)
2 chávenas grandes (tipo almoçadeira) de massa cotovelo
2 tomates bem maduros
1 molho de coentros
1 pedaço de gengibre fresco com 6 a 7 cm
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 fio de azeite
2 colheres de chá de curcuma em pó (açafrão das Índias)
Sal qb


Preparação:

Arranje o tamboril e corte-o em pedaços, tal e qual como se fosse fazer arroz. Preserve os fígados. Coloque todos os pedaços, incluindo a cabeça e todas as partes menos nobres do peixe num tacho, bem como os fígados. Junte um dente de alho, o pedaço de gengibre fresco descascado e alguns pés de coentros. Junte sal a gosto e água a cobrir. Deixe cozer. Ao fim de 15 a 20 minutos, verifique se as postas de peixe estão cozidas e retire-as assim que estejam cozidas, não deixando ficar tempo demais para não "emborrachar". As partes menos nobres do peixe, as partes com osso e os fígados devem continuar a cozer no caldo por mais uns 20 minutos. Quando estiver pronto, coe o caldo e reserve.
Refogue ligeiramente a cebola e 2 dentes de alho picados com o azeite. Junte os restantes pés de coentros muito bem picados (reserve as folhas) e deixe refogar uns minutos, sem que a cebola ganhe cor (só deve ficar transparente). Numa picadora ou processador de alimentos coloque os fígados do tamboril já cozinhados e os tomates pelados. Triture tudo e junte ao refogado, deixe cozinhar 2 minutos. Junte cerca de 4 dl de caldo do peixe e retifique o sal. Quando o caldo ferver, junte a massa, mexa e deixe cozer cerca de 10 minutos ou até estar na consistência desejada. No fim da cozedura, junte as postas do tamboril e as folhas de coentros picadas.

Nota: com o caldo que sobrar e o peixe das zonas com osso do tamboril, pode preparar uma deliciosa sopa.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Um comentário:

  1. Olá! :)

    A seguir o teu blogue! Não conhecia ainda, gostei muito, parabéns!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderExcluir