sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Crepes de legumes no forno



Quem gosta de crepes ponha o dedo no ar! Ou então arregace as mangas e dedique-se a esta receita, que é super simples, saborosa e ainda tem a vantagem de ser saudável ;) Crepes no forno, sem frituras, com pouca gordura e muitos legumes! Espero que gostem!

Ingredientes para 4 crepes grandes:
8 folhas de massa brick
1 colher de sopa de manteiga derretida
2 cenouras
150 gr de cogumelos
1 cebola roxa
150 gr de folhas de espinafres
1 alho francês não muito grande
1 dente de alho
1 colher de curcuma (açafrão das Índias)
Sal e pimenta qb
Azeite qb para saltear os legumes
1 colher de chá de oregãos secos para polvilhar

Preparação:
Corte a cebola em fatias meia lua, o alho francês em rodelas e os cogumelos laminados em fatias. Corte a cenoura em fios grossos no ralador ou mandolina. Esmague e pique o dente de alho. Coloque o azeite numa frigideira anti-aderente, deixe aquecer e junte os cogumelos e o dente de alho. Deixe saltear até os cogumelos estarem macios. Retire e reserve. Junte mais um pequeno fio de azeite, se necessário, e volte a aquecer a frigideira. Junte a cenoura e a cebola. Deixe saltear um minuto e depois junte o alho francês. Tempere com sal, pimenta e o açafrão. Quando tudo estiver quase cozinhado, junte as folhas de espinafres. Por fim, junte os cogumelos já salteados e misture tudo bem. Deixe o preparado arrefecer.
Aqueça o forno a 200º e prepare os crepes. Abra as folhas de massa brick e pincele-as com manteiga derretida. Sobreponha as folhas 2 a 2 e coloque uma porção de legumes no meio. Feche os crepes, começando pela zona mais estreita, ou seja, pelos topos. Depois de fechar os topos, feche as laterais, apertando bem e pincelando com mais um pouco de manteiga para "colar". Disponha os crepes num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-os com manteiga derretida e polvilhe com oregãos. Coloque o tabuleiro na posição do meio do forno e deixe cozinhar até a massa estar dourada e crocante (cerca de 15 minutos). Sirva com salada.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!






6 comentários:

  1. Que aspecto bom! Parecem aqueles crepes que servem nos restaurantes chineses (com a vantagem de não serem fritos!).
    Nunca usei essa massa, tenho de experimentar :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana obrigada :) Podes experimentar no forno, é garantido! Com massa brick, que ainda fica melhor do que com a philo. Esta massa é menos seca do que a philo, é mais fácil de trabalhar, não rasga.
      Beijocas!!
      Susana

      Excluir
  2. Adorei estes crepes de legumes, devem ser bastante saborosos. beijinhos e bom fim de semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adoro crepes, se forem de legumes ainda melhor! Esses têm tão bom aspeto :)

    ResponderExcluir