quinta-feira, 6 de julho de 2017

Salada de abacate e folhas verdes com paté de atum




Se bem me recordo, a primeira vez que comi abacate foi no México, num guacamole. Gostei, mas não fiquei maravilhada. Com o passar do tempo é que passei a apreciar mais o abacate e a comê-lo de várias formas, em diferentes conjugações de sabores. Talvez por ser "moda", ser considerado um super alimento e estar incluído em tantos pratos, passei a comer muito mais e a gostar cada vez mais. Também passou a ser um fruto mais habitual nas lojas e supermercados e eu comecei a trazer para casa para fazer experiências. E, a verdade, é que passei a adorar! Gosto mesmo muito de abacate! Gosto da textura aveludada e do sabor suave por si só, mas também acho maravilhoso em misturas doces e salgadas. Às vezes esmago o fruto com mel e barro nas torradas do pequeno almoço. Outras vezes gosto de o comer só com sumo de lima ou limão e umas pedras de flor de sal. Já fiz moussse de chocolate com ele, podem ver AQUI, guacamole, saladas várias. Desta vez experimentei paté de atum, ficou ótimo, muito saudável, super saboroso! Espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:
2 abacates
2 latas de atum ao natural
2 cenouras
Folhas de beldroegas ou agrião
Folhas de alface frisada
Sumo de lima qb
Tomate seco qb (cerca de uma colher de sopa)
Sal e pimenta qb
Oregãos qb
Azeite e vinagre a gosto, usei balsâmico de figo

Preparação:
Abra os abacates ao meio e tempere-os imediatamente com sumo de lima ou limão para não oxidarem. Reserve duas metades para servir em fatias e retire a polpa das outras duas metades, reservando a casca. Coloque esse abacate na picadora ou processador de alimentos. Junte o atum, umas gotas de sumo de lima e um pouco de oregãos. Triture até obter uma pasta. Recheie duas metades de abacate com este paté.
Lave as folhas verdes e disponha-as num prato. Tempere a gosto (azeite, sal, vinagre balsâmico, limão). Rale a cenoura e disponha por cima. Junte os pedacinhos de tomate seco, as fatias de abacate e mais oregãos. No meio da salada coloque uma metade de abacate em cada prato, recheada com o paté de atum.
Por fim, eu optei por temperar com um pouco de vinagre balsâmico de figo, uma especialidade que trouxe do sul de Espanha e que me vai fazer doer a alma quando chegar ao fim. É tão bom e ligeiramente reduzido (de textura espessa) que nem precisei de pôr azeite. Tenho que procurar rapidamente uma alternativa que possa comprar cá porque, na verdade, nunca provei um vinagre balsâmico tão bom! Temperem as saladas a gosto e com imaginação porque os temperos são, muitas vezes, o truque para uma salada passar de boa a excecional!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário