terça-feira, 20 de junho de 2017

Raia frita com arroz de mexilhões e coentros


Uma das coisas que gosto de fazer quando vou a Peniche é abastecer-me de peixe numa loja que existe na estrada do Cabo Carvoeiro, a ProFresco. Recomendo pela variedade e frescura dos peixes e mariscos. Como sou muito apreciadora de tudo o que é do mar, para mim aquela loja é de sonho :) Parece eu que estou a falar de roupas, malas ou sapatos... não é bem a mesma coisa mas, para quem gosta de cozinhar, ir a um mercado de frescos, a uma peixaria ou a uma loja de utensílios de cozinha, é uma perdição, acreditem! Um destes dias, durante a semana, fui a Peniche tratar de um assunto de trabalho. Depois de ter comido umas sardinhas maravilhosas no Restaurante O Pedro (também recomendo porque trabalham muito bem o peixe e fazem as melhores - e maiores! - sardinhas da Avenida do Mar), lá terminei a visita penicheira com uma passagem pela loja do peixe, como eu costumo dizer. Entre outras coisas, trouxe raia e uns mexilhões e vim pelo caminho de regresso a casa a pensar como os ia confecionar para o jantar. Muitas vezes faço na cataplana, a raia estufada com qualquer bivalve ou mesmo só na companhia da cebola, do tomate e de um bom ramo de ervas aromáticas. Mas, desta vez, apeteceu-me fritar o peixe. Tive um pouco mais de trabalho na tarefa de lhe tirar a pele, mas compensou. A raia era muito fresca e tinha uns lombos fantásticos (era uma raia de 5 kg). Acompanhou com um belo arroz e eu deliciei-me com o petisco! 

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de raia às postas
1 kg de mexilhões frescos
1 cebola média
1 tomate maduro
1 ramo de coentros
1 chávena de chá de arroz carolino
4 dentes de alho
1 limão
0,5 dl de azeite
Farinha de milho qb
Sal qb

Preparação:
Quando comprar a raia, peça para a partirem às postas/fatias. Com as partes da cabeça faça um caldo, cozendo o peixe durante cerca de 30 minutos em água aromatizada com 1 alho esmagado, 1 folha de louro e alguns pés de coentros. Coe e reserve o caldo.
Retire a pele às postas da raia com uma faca bem afiada, passando-a entre a pele e o lombo da raia com cuidado, mas com firmeza (ver fotos).
Tempere a raia com o sumo de limão e alho picado muito finamente. Tape com película aderente e reserve no frio pelo menos uma hora.
Limpe os mexilhões, retirando-lhes as barbas. Depois de limpos e lavados, coloque-os num tacho tapado e deixe-os abrir, em poucos minutos vão estar prontos. Reserve e coe o caldo dos mexilhões, juntando-o ao caldo do peixe (também coado).
Deite o azeite, cebola picada, o tomate em pedaços e 2 alhos picados num tacho e deixe refogar ligeiramente até a cebola amolecer. Junte um ramo de coentros picados (reserve apenas alguns para guarnecer no fim). Depois junte o arroz e duas vezes e meia a quantidade de caldo. Tempere de sal, mexa e deixe cozer até o arroz estar malandrinho. No fim junte os mexilhões, optei por pôr uns com concha e outros sem. Junte também mais coentros frescos.
Frite a raia. Seque-a num papel absorvente, tempere de sal e passe cada posta por farinha de milho. Leve a fritar em óleo quente. Sirva o peixe com o arroz de coentros e mexilhões.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Um comentário: