quinta-feira, 4 de maio de 2017

Salmão com salada de quinoa e bróculos





Já tinha comido quinoa algumas vezes, mas nunca tinha experimentado cozinhá-la. Li algumas dicas e correu bem à primeira, até porque não é nada difícil. Ficou muito saborosa. É um alimento que absorve bastante os sabores, pelo que, se for bem temperada e misturada com outros ingredientes, fica deliciosa. Gostei mesmo muito e vou repetir. Vai passar a ser um alimento consumido com mais regularidade cá em casa, até porque o meu marido gostou. Ele nem é muito dado a certas experiências... mas está cada vez melhor, há que dizer. Come de forma muito mais saudável e por sua própria iniciativa (às vezes...), o que significa que fiz um bom trabalho e que o paladar também se educa, mesmo nos adultos!
Em relação à quinoa, o truque passa por lavá-la e deixá-la escorrer antes de cozinhar; cozê-la em água quente e utilizar duas medidas de água para cada medida de quinoa. Este alimento pertence ao grupo das sementes, no entanto a utilização é semelhante à do arroz ou do couscous. Rende mais do que qualquer um deles, pois cresce imenso. Uma chávena de chá é suficiente para 4 pessoas. Experimentem e deixem a vossa opinião sobre este super alimento, que está agora na moda mas, na verdade, é muito antigo, usado pelos povos da América Central e Latina desde há mais de 3000 anos.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 chávena de chá cheia de quinoa
4 a 6 lombos de salmão
300 gr de bróculos
Sal e pimenta qb
0,5 dl de azeite
1 colher de café de oregãos
1 dente de alho
Tomates cereja qb
Coentros frescos qb
Sumo de uma lima

Preparação:
Comece por cozer os bróculos em água e sal com um dente de alho esmagado. Coza-os com o tacho destapado para ficarem mais verdes e não os deixe cozer demais para não se desfazerem. No fim reserve os bróculos e o caldo à parte.
Lave a quinoa em água corrente debaixo de um passador de rede. Depois escorra-a bem e deixe-a a secar uns 5 minutos. Coloque duas chávenas de caldo de cozer os bróculos num tacho. Deixe ferver. Junte a quinoa, mexa e deixe cozinhar em lume brando até a quinoa absorver toda a água (12 a 15 minutos).
Deite um fio de azeite numa frigideira, deixe aquecer. Tempere os lombos de salmão com sal e pimenta. Quando a frigideira estiver quente, coloque os lombos de salmão a selar até ficarem tostados de ambos os lados. Leva cerca de minuto e meio a 2 minutos de cada lado ou 3 minutos se gostarem do salmão muito cozinhado. Pessoalmente eu não gosto porque o peixe perde a suculência. Gosto que fique apenas selado. Assim que começa a ganhar cor nas laterais, virar e depois retirar, é assim que costumo fazer.
Depois de cozinhado, retire o salmão, tempere com sumo de lima e regue com o azeite onde o peixe cozinhou. Quando a quinoa estiver cozinhada tempere com sumo de lima, um pouco de pimenta, um fio de azeite (pouco) e coentros frescos, junte os bróculos e misture. Sirva com os lombos de salmão e tomates cereja.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Um comentário:

  1. Aqui esta uam refeição deliciosa e bem ao meu gosto
    Seria um almoço perfeito.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir