quinta-feira, 11 de maio de 2017

Bolo de batata doce e coco # sem glúten



Este bolo junta dois dos meus ingredientes preferidos: batata doce e coco. A minha mãe também adora ambos, por isso foi uma das sobremesas que levei para o almoço do Dia da Mãe. O bolo também foi muito apreciado por toda a família e por uma amiga que, não sendo grande fã de doces, gostou deste bolo. A textura é densa, mas o bolo não fica pesado porque não leva farinha. A batata e o coco dão-lhe textura e doçura... afinal é o queremos de um bolo e também é o que queremos da vida, verdade? Sem algum doce, isto não tem graça nenhuma! 

Ingredientes:
500 gr de batata doce (pesada crua)
150 gr de coco ralado
190 gr açúcar amarelo
6 ovos
1 colher de chá de fermento em pó (opcional)
Sumo e cascas de uma laranja

Preparação:
Comece por cozer a batata doce em água aromatizada com cascas de laranja. Neste caso descasquei a batata para o bolo não ficar muito escuro. Bata os ovos inteiros com o açúcar até formar uma espuma fofa e terem crescido bastante em volume. Se desejar junte uma colher de fermento aos ovos, se preferir que a receita fique totalmente isenta de glúten, não junte o fermento.
Quando a batata doce estiver cozida, desfaça-a com um garfo, junte o sumo de laranja para ajudar a desfazer. Junte o coco, misture tudo e vá juntando a mistura dos ovos delicadamente e até estar tudo bem envolvido. Deite o preparado numa forma untada. Eu optei por fazer numa forma retangular alta (tipo bolo inglês), por isso a cozedura demorou um pouco mais. Neste caso, cozeu em forno pré-aquecido a 190º durante 50 minutos.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável! 
Deixo-vos ainda as rosas que florescem sempre por esta altura em casa dos meus pais, são lindas e cheiram a doce e a amor, cheiram a maio...


Um comentário:

  1. Ai os aspeto deste bolo! Eu sou louca por coco, sou louca por batata doce, e juntos deve ser de perder a cabeça! Vou levar a receita! Beijinhos

    ResponderExcluir