sábado, 15 de abril de 2017

Folar de enchidos # Sugestões de Páscoa




Adoro pôr as mãos na massa, como sabem! Amassar é muito relaxante e ver a massa a levedar, a crescer e depois a transformar-se em alimento por ação do calor é algo maravilhoso! É algo que remete para a origem de tudo, do que é a essência do alimento e da vida. O cereal nasce da terra e depois é transformado até chegar às mãos de quem cozinha e que continua a transformá-lo em algo delicioso. As massas podem ser tão simples como a mistura de farinha com água ou serem tudo aquilo a que a nossa imaginação culinária nos consiga desafiar. Ainda não sou suficientemente experiente nestas matérias para inventar com massas que têm que levedar, por isso, nestes casos, sigo sempre uma receita. Esta vinha na revista do Continente deste mês, fiz ligeiras adaptações e experimentei. Fez sucesso! É mais uma sugestão para a vossa mesa de Páscoa, para os que ainda tenham paciência de ir pôr as mãos na massa ;)  Se não for para agora, fica a sugestão para qualquer altura do ano. Esta receita é sucesso garantido em qualquer lanche! A qualidade dos enchidos faz a diferença e deve ser tida em conta. Mais uma vez estes foram comprados no Talho Batcarnes, onde me costumo abastecer. Enchidos fumados em lenha, que deram um sabor muito especial ao meu folar.
Desejo a todos uma Páscoa feliz, que possa ser um momento de renovação e mudança positiva.

Ingredientes:
3 chávenas de farinha (360 gr)
15 gr de fermento de padeiro seco (granulado)
1/4 chávena de água
1/2 chávena de leite
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar 
1 ovo
1 farinheira
Meio chouriço de carne
Meio chouriço mouro

Preparação:
Numa taça coloque a farinha, o fermento, a água e o leite mornos, o azeite, o açúcar e o sal, Misture bem e depois junte o ovo. Amasse energicamente à mão ou na batedeira com o gancho de amassar durante 8 minutos. Coloque a massa numa tigela untada com azeite e tape. Deixe repousar e crescer num local quente durante 1 hora.
Enquanto a massa leveda, coza a farinheira e depois desfaça-a com um garfo. Corte os chouriços em pequenos pedaços e misture tudo, incluindo a farinheira.
Polvilhe a bancada com farinha e estique a massa com a ajuda do rolo até formar um retângulo com cerca de 50 x 20 cm. Espalhe os enchidos por toda a massa e dobre as abas para dentro no sentido do comprimento, de forma a que as carnes fiquem "escondidas" dentro do rolo formado pela massa. Pode fazer apenas um folar grande. Eu optei por dividir em dois, enrolei cada metade do grande rolo de massa, ajeitei as pontas e polvilhei com farinha. Convém fazer isto já em cima do tabuleiro forrado com papel vegetal onde a massa irá ao forno.
Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 40 minutos.
 
Bom apetite e boa Páscoa!

2 comentários:

  1. Tem um ar tão bom este folar, parece quase um pão com chouriço em tamanho XXL, que delícia! :)
    Um beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. levo a receita...
    bjinhos fofos e gulosos, apareça no http://pratosdabela.blogspot.com

    ResponderExcluir