sexta-feira, 14 de abril de 2017

Arroz doce cremoso aromatizado com laranja #Sugestões de Páscoa



A receita de arroz doce por aqui é sempre a mesma. Por um motivo simples: é o melhor que já comi! É a receita da minha avó, que uma senhora lhe deu há muitas décadas, quando a minha avó era jovem e eu ainda não era sonhada... É o arroz doce que fui habituada a comer desde criança e que todos na família adoramos. A diferença que introduzi desta vez foi o aroma de laranja em vez do limão que, normalmente, usamos. Ficou uma maravilha! Partilhei-o com a minha turma de pilates e eles comeram com muita satisfação, o que me deixou bastante feliz. O meu amigo Henrique, filho de uma amiga, também provou. Ela adora arroz doce e eu lembrei-me de lhe guardar um pouco. Ainda bem que o fiz, pois o pessoal do pilates devorou tudo num instante :) A professora bem pode preparar umas aulas duras para o período "Pós-Páscoa"...

Ingredientes:
250 gr de arroz carolino
375 gr de açúcar
1 litro de água
1 litro de leite gordo do dia (previamente fervido)
Cascas de uma laranja inteira (só a parte laranja)
1 pitada de sal grosso
4 gemas de ovos tamanho L
125 gr de manteiga com sal
Canela em pó para polvilhar e raspas de laranja a gosto

Preparação:
Num tacho grande coloco a água com uma pitada de sal e algumas cascas da laranja. Quando estiver a ferver, junto o arroz, baixo o lume e vou mexendo sempre até o arroz cozer e abrir o bago completamente. Não escorro água nenhuma, ou seja, deixo cozer o arroz até este absorver toda a água, sempre em lume brando para que coza lentamente. Depois começo a juntar o leite que ferveu com as restantes casca de laranja. Vou juntando aos poucos e mexendo sempre. Quando o leite começa a ser adicionado já o arroz está completamente cozido. Vão mexendo sempre para ganhar nata e o arroz continuar a libertar toda a sua goma. Adicionamos todo o leite, mexendo sempre e retiramos as cascas de laranja.
Por fim, adicionamos o açúcar. Mexemos novamente e deixamos cozinhar por 5 minutos. O açúcar adicionado no fim torna o arroz mais cremoso. Depois de encorpado o açúcar, retiro o tacho do lume. Numa tigela bato 4 gemas de ovos, junto-lhe umas colheradas de arroz e misturo tudo bem. De seguida junto esta mistura ao restante arroz, mexendo e misturando com muito cuidado (tacho fora do lume). Só depois das gemas estarem completamente misturadas (para não talharem) é que o tacho volta ao lume mais 5 minutos para as gemas cozinharem, mas sem talhar, por isso devem estar previamente bem misturadas no arroz.
O conselho é repetitivo, mas é mesmo assim: mexam sem parar! Este arroz doce é para fazer com tempo e dedicação, leva uma hora ou mais ao lume. Mas o resultado vale tanto a pena.... Seguindo com a receita: depois do passo anterior, retiramos em definitivo o tacho do lume e adicionamos toda a manteiga que vai derreter no calor do arroz. Mexemos bem mais uma vez para a manteiga derreter completamente e está pronto! Deixem arrefecer e decorem com canela em pó e raspas de laranja se gostarem.

Bom apetite e votos de uma Páscoa Feliz!



Um comentário: