domingo, 30 de abril de 2017

Aletria cremosa




Cá por casa, e na família em geral, nunca ninguém ligou muito a aletria porque o arroz doce é que sempre foi rei em todas as festas. Até ao momento em que, não há muitos anos, eu comecei a fazer a aletria com uma receita muito semelhante à do arroz doce. Fica cremosa e suculenta e todos passaram a gostar de aletria! Até eu, que também não lhe ligava nenhuma. A minha avó esta Páscoa disse mesmo: "Susaninha, deixa lá o arroz que dá muito trabalho e passa a fazer isto." Eu achei-lhe graça e prometo continuar a fazer aletri, mas não vou deixar d efazer o arroz, qua ainda gosto mais e que ela me ensinou com tanto carinho. Em relação a esta receita, espero que vocês também experimentem e apreciem.

Ingredientes:
300 gr de aletria
Água qb (cerca de um litro)
1 litro de leite gordo
300 gr de açúcar
4 gemas
100 gr manteiga
Cascas de limão e laranja
Canela para polvilhar

Preparação:
Coloque a água num tacho com uma pitada de sal e 4 cascas de laranja. Quando a água ferver, junte a aletria, partindo-a com a mão (para as meadas não colarem). Deixe cozer por 3 minutos, depois retire, escorrendo a água. Entretanto o leite deve ter sido fervido com 2 cascas de limão e 2 de laranja. No tacho onde tem o leite fervido, junte a aletria pré-cozinhada e vá mexendo, em lume brando/médio, até a aletria absorver o leite todo. No fim junte o açúcar e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo sempre.
Retire do lume, retire as cascas de citrinos, e deite umas colheradas de aletria numa taça onde colocou 4 gemas ligeiramente batidas. Misture isto muito bem e depois vá juntando ao tacho de aletria com cuidado para as gemas não talharem. Depois leve ao lume cerca de 4 minutos apenas para as gemas cozinharem. Retire do lume em definitivo, junte a manteiga, que vai derreter no calor da aletria. Mistura bem e deite num prato de servir. Depois de frio polvilhe com canela.

Bom apetite!



3 comentários:

  1. Como diz a minha mãe, cada coisa tem o seu lugar! Aletria é bom, arroz doce também! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoro aletria acabada de fazer, fria já não me puxa tanto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/dia-um-na-cozinha-e-pao-de-queijo-minha.html

    ResponderExcluir
  3. Eu agora gosto muito de aletria, mas antigamente nem ligava! Ficou com muito bom aspecto!.
    Beijinhos

    ResponderExcluir