segunda-feira, 20 de março de 2017

Bolo húmido de coco e frutos vermelhos




Este bonito coração foi o bolo que fiz para levar para o almoço do Dia do Pai. O pai gostou e o resto da família também, pois todos adoramos coco. Fez enorme sucesso, é um bolo que fica húmido e denso, mas nada enjoativo. Os frutos vermelhos equilibram o bolo com alguma acidez e a mistura com o coco é mesmo muito boa. 
Como hoje é o primeiro dia da primavera e o Dia Internacional da Felicidade (mas não são todos?), achei boa ideia partilhar este bolo tão risonho e primaveril. Eu gosto da primavera porque é a "minha" estação, a época do ano em que nasci, em que casei, mas também porque é mais um passo a caminho do verão :) :)

Ingredientes: 
300 gr de açúcar
2 dl de água
3 cascas de laranja + sumo de meia laranja
200 gr de coco ralado
125 gr de manteiga sem sal
5 ovos L inteiros
100 gr de farinha com fermento
100 gr de frutos vermelhos (usei 50 gr de mirtilos + 50 gr de framboesas)

Preparação:
Coloque o açúcar, a água, o sumo de laranja e as cascas num tacho e leve ao lume até obter ponto de pérola. Retire as cascas de laranja e junte o coco ao açúcar em ponto, já fora do lume. Misture muito bem e deixe arrefecer ligeiramente. Junte a manteiga e misture bem até incorporar tudo. Bata ligeiramente os ovos numa tigela e junte-os lentamente (em fio) ao preparado anterior. Junte a farinha peneirada e os frutos vermelhos e envolva. Deite a massa numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos. Desenforme depois de frio e sirva com mais frutos vermelhos.




4 comentários:

  1. Fantastico,tem um aspecto lindo.vou experimentar decerteza.beijinho

    ResponderExcluir
  2. O bolo ficou bem bonito e sendo de coco sei que iria adorar :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bolo delicioso.
    Já comia uma fatia bem pequenina por causa da dieta.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir