sexta-feira, 31 de março de 2017

Bacalhau com caril de vegetais e laranja # Sugestões de Páscoa



Como ADORO bacalhau, estou sempre a imaginar novas formas de o preparar e surpreender-me a mim própria e a quem convido para jantar. Neste caso era o meu marido ;) Ele está convidado todos os dias, mas nem sempre o prato é assim tão especial. Escolho os fins-de-semana para dar largas à imaginação, aos pratos mais gulosos e às receitas doces. Ultimamente até tenho feito mais doces e sobremesas, eu que sou mais mulher de comida salgada, pratos principais, entradas, petiscos... Afinal, eu sou mulher de gostar de tudo, a verdade é essa! Gosto de cozinhar tudo e de comer tudo e isso não põe fronteiras aos limites da minha imaginação e à vontade de misturar sabores. Desta vez foi o bacalhau com caril, laranja, espargos... dúvidas? Não tenham receio, experimentem, porque é mesmo uma delícia. Não hesitem em juntar a laranja, pois liga muito bem com o caril e dá muita frescura ao prato. Esta é uma receita cheia de sabor, ideal para dar as boas vindas à primavera e também servir desde já como sugestão para as vossas mesas de Páscoa.

Ingredientes:
4 lombos de bacalhau (2 postas grandes partidas ao meio)
2 cebolas roxas
2 molhos de espargos
400 gr de couve romanesco
3 dentes de alho
Azeite qb
4 colheres de sopa de pasta de caril (comprei em fraco, já pronta)
120 ml de iogurte grego
Sal qb
Pimenta qb
Salsa qb
Arroz solto para acompanhar
1 laranja

Preparação:
Coloque um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e salteie os espargos, temperando-os com sal e um dente de alho picado. Salteie cerca de 4 minutos e reserve. Na mesma frigideira frite uma das cebolas. Corte-a em meias rodelas grossas e frite de forma a ficarem crocantes. Retire e reserve em papel absorvente.
Coza a couve romanesco em água com sal (com o recipiente destapado) até estar macia, mas não demais, não se deve desfazer, deve ficar "rijinha". 
Numa frigideira anti-aderente deite um generoso fio de azeite e a outra cebola em meias-luas, bem como 2 dentes de alho laminados. Deixe refogar ligeiramente até a cebola amolecer, mas sem fritar. Quando estiver macia, junte a pasta de caril e 1 dl de água, deixe cozinhar em lume médio até a água reduzir. Nesse momento junte os lombos de bacalhau e mais um pouco de água, tape e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.
Retire o bacalhau e reserve. Junte o iogurte grego, o sumo de uma laranja e deixe o molho apurar cerca de 2 minutos. Retifique de sal e pimenta. Por fim, junte os lombos de bacalhau e os vegetais, envolva tudo. Antes de servir polvilhe com salsa picada, raspas da casca de laranja e a cebola roxa frita para dar textura.

Bom apetite! Bom fim-de-semana!

Um comentário:

  1. Belíssima e saudável sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/04/dia-um-na-cozinha-e-uns-ovos-no-pao.html

    ResponderExcluir