terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Tarte de batata doce e salmão




Uma tarte em que a base é de batata doce, o recheio tem imensas coisas boas e muito saudáveis e ainda é um prato muito saboroso... pois isso é o mais importante! Além de deliciosa, esta tarte é leve, fica muito bonita e dá pouco trabalho, pois tudo entra em cru e o forno é que fica a cozinhar por nós ;).  Por todos estes motivos, acho que é uma sugestão fantástica para prepararem no Dia dos Namorados. Eu já fiz para o meu namorado, que nem sequer é apreciador de peixe, e ele gostou :)

Ingredientes:
600 gr de batata doce 
500 gr de lombos de salmão
150 gr de folhas de espinafres baby
60 gr de tomate cereja
2 ovos
150 ml de nata de soja
Sal e pimenta qb
Sumo de meia lima
1 colher de sobremesa de cebolinho fresco picado
Preparação:
Lave a batata doce e corte-a em rodelas finas, deixando a casca. Unte uma forma tipo tarteira ou forma redonda de fundo amovível e forre todo o fundo e laterais com as rodelas de batata. Não tempere para que o sal não faça sair água da batata nos primeiros minutos de cozedura. Leve ao forno sem nenhum tempero e deixe cozinhar a 200º por 12 minutos. Enquanto a batata coze, corte os lombos de salmão em fatias finas, tempere-os com sal, pimenta e sumo de lima e deixe o peixe marinar durante 10 a 15 minutos.
Retire do forno a forma com a batata doce, esta deve estar cozinhada, mas ainda um pouco rija. Tempere a batata com um pouco de sal e pimenta. Por cima disponha as folhas de espinafres, tempere novamente. Junte as fatias de salmão, de forma a cobrir toda a superfície da forma. Junte alguns tomates cereja cortado ao meio. Bata os ovos com as natas, com um pouco de sal e pimenta e deite esta mistura por cima de todos os ingredientes. Leve ao forno a 200º durante mais 10 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e, antes de servir, polvilhe com cebolinho fresco picado. Sirva com uma salada verde.

Bom apetite! Feliz Dia dos Namorados!


2 comentários:

  1. ficou com um aspeto muito bom essa tarte, e só com ingredientes que adoro.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Que boa ideia! Ficou com um efeito diferente muito giro :)

    ResponderExcluir