segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Medalhões de pescada com grão e esparguete de courgette



Peixe, grão e courgette. Poucos ingredientes e bastante simples, aos quais apenas juntei sabor e aromas para ficarem deliciosos e fazerem uma refeição leve e, ao mesmo tempo nutritiva. Depois de um fim-de-semana que foi de grande "comesaina", hoje tinha que ser algo assim :)

Ingredientes para 4 pessoas:
8 medalhões ou lombos de pescada congelados
2 courgettes grandes
1 frasco de grão previamente cozido
4 dentes de alho
0,7 dl de azeite
Salsa ou coentros qb
Sal e pimenta qb
1 colher de sopa de tomate seco em conserva

Preparação:
Deixe o peixe a descongelar de um dia para o outro no frigorífico. Numa frigideira anti-aderente deite um fio de azeite, quando este estiver quente junte o grão cozido e 1 alho ralado ou picado muito finamente. Deixe o grão cozinhar em lume alto para saltear e ficar "frito", vá mexendo para não pegar. Na mesma frigideira coloque os medalhões de pescada, temperados com sal e pimenta, e deixe cozinhar 2 a 3 minutos de cada lado. No fim junte o tomate seco em pedacinhos, envolva tudo no azeite, retire e reserve. 
Entretanto as courgettes já devem estar cortadas em esparguete no espiralizador. Saltei-as em azeite quente, igualmente temperadas com sal e alho muito picadinho. Deixe cozinhar entre 3 a 5 minutos, até estarem tenras, mas não demasiado moles. Vá mexendo. Quando a courgette estiver pronta, retire para um prato, sirva com os medalhões de pescada e com o grão, regue tudo com o azeite resoltante do salteado dos alimentos e polvilhe com salsa ou coentros picados.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Um comentário: