quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Canellonis verdes com bacalhau e farinheira


Gosto muito de fazer pasta fresca e gosto muito de fazer massas em geral. Massa de rissol, de pão, de coscorões, pelo Natal... Adoro meter as mãos na massa, literalmente. A transformação da farinha e algo mais num alimento delicioso é algo fascinante. Para obter a pasta fresca a farinha é misturada com ovos, de preferência gemas, para que a massa fique mais rica e amarela, mas podem usar o ovo inteiro. Desta vez optei por fazer massa verde, o que se consegue substituindo um dos ovos por uma porção de espinafres. Este prato tem alguns dos meus ingredientes preferidos: bacalhau, espinafres, farinheira e a bela da pasta! 
E porque escolhi fazer a massa em canellonis? Porque o desafio deste mês no grupo "Dia Um... Na Cozinha" era, precisamente, canellonis,o que eu achei delicioso! Espero que gostem da sugestão. Aproveito para vos desejar um excelente mês de fevereiro. Cá por casa é mês de aniversários :)


Ingredientes para 4 pessoas:

Para a massa: 400 gr de farinha de trigo, 2 gemas + 1 ovo inteiro, 100 gr de folhas de espinafres
1 farinheira cremosa
700 gr de bacalhau desfiado
1 alho francês
1 dente de alho
0,7 dl de azeite
7 dl de leite magro
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
Sal, pimenta e noz moscada qb
4 colheres de sopa de queijo ralado a gosto 
Oregãos a gosto

Preparação:
Comece por fazer a pasta fresca, misturando a farinha com uma colher de café de sal fino, juntando os ovos e os espinafres. Os espinafres devem ser previamente cozidos e muito bem espremidos. Misture tudo e amasse bem com as mãos até a massa ficar elástica e de um verde homogéneo (sem pedaços de folhas de espinafres). Quando a massa estiver no ponto, estique-a em placas na máquina de esticar pasta. Eu costumo esticar bastante fina, até ao nível 6. Depois de esticada, corte quadrados com cerca de 10 x 10 cm e reserve-os em cima de um pano enfarinhado.
Entretanto coloque o leite ao lume com um dente de alho esmagado. Quando estiver quase a ferver, junte o bacalhau e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire o bacalhau do leite e escorra-o bem. Numa frigideira anti aderente deite o azeite, junte o alho francês em rodelas e deixe amolecer sem ganhar cor. Depois junte a farinheira à qual foi retirada a pele. Desfaça a farinheira com um garfo e vá misturando tudo. Depois junte o bacalhau e deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos.
Num tacho deite a manteiga e deixe ferver. Junte a farinha toda de uma vez e mexa bem. A este preparado vá juntando, em fio, o leite onde cozeu o bacalhau. Mexa sempre para fazer o molho branco. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Para montar os canellonis deite duas colheres de sopa de recheio de bacalhau em cada placa de massa e enrole. Vá dispondo os canellonis num tabuleiro de forno. Quando tiver todos os canellonis enrolados e dispostos no tabuleiro, cubra com o molho branco. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a 200º até gratinar. Polvilhe com oregãos a gosto. Sirva com uma salada verde.

Bom apetite!



5 comentários:

  1. Ficaram fantásticos! Ainda por cima prima pela originalidade pois, que eu conheça, não existe à venda canelones verdes! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bela ideia em juntar bacalhau à farinheira.
    Ficaram com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/dia-um-na-cozinha-canelones-vegetarianos.html

    ResponderExcluir
  3. Começei á pouco a fazer massa fresca, já fiz com espinafres e gostei muito
    Esses canelones estão uma verdadeira delicia.

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz cannelloni 'de raiz', mas fiquei muito tentada com esta massa verde adorável (mesmo não tendo eu jeito nenhum para massas do género!) :) Este prato deve ter ficado tão saboroso :)

    ResponderExcluir