domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bolo de laranja com creme de ovos



Este foi um dos bolos que fiz para o aniversário da minha cara metade. Já teve direito a vários bolos :) Para os amigos, para a família, no próprio dia, nos dias seguintes... Cantar os parabéns é bom, cantar à vida, à saúde de quem amamos! Um amor enorme e que nos merece é algo (alguém!) que devemos preservar.

Ingredientes:
6 ovos inteiros tamanho L
280 gr de açúcar
Raspa da casca de 2 laranjas
100 gr de farinha com fermento
Para decorar: creme de ovos, nata fresca batida em chantilly e morangos frescos

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar e a raspa de laranja durante 15 minutos na batedeira (velocidade média/alta) com varas de arame até obter uma espuma fofa, tipo mousse. Depois juntar a farinha com fermento peneirada e envolver delicadamente. Levar a cozer durante 35 a 40 minutos em forno pré-aquecido a 190ºC.
Desenforme o bolo, deixe-o arrefecer, barre com nata fresca batida com um pouco de açúcar (usei 150 ml de nata e 2 colheres de sopa de açúcar em pó). Deite por cima o creme de ovos e fruta fresca a gosto (usei morangos).
Para o creme de ovos: 5 gemas, 5 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres de sopa de água e 2 cascas de laranja. Separe as gemas das claras e deite as gemas numa tigela. Misture-as com uma colher e reserve até ter a calda de açúcar pronta. Num tacho, coloque o açúcar, a água e as cascas de laranja. Leve ao lume até o açúcar dissolver (não mexa com colher), depois de levantar fervura deve ferver 2 a 3 minutos. Desligue o lume e deite a calda de açúcar em fio por cima das gemas. Vá mexendo sempre, depois volte a levar a mistura ao lume até engrossar. Deve fazer este processo em lume brando e mexendo sempre até as gemas com açúcar engrossarem, mas sem as deixar cozer em demasia (demora cerca de 15 minutos, deve ser feito lentamente em lume brando). Quando o creme de ovos estiver pronto, use-o só depois de totalmente arrefecido.

Bom apetite! Bom domingo!

8 comentários:

  1. Que lindo ficou Susana! :)
    Há lá coisa melhor que festejar a vida? Festa é tudo de bom, e com direito a bolinhos assim, ainda melhor!
    Um beijinho e parabéns à cara metade ;)
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, se tens razão!!
      Muitos beijinhos e obrigada pelas tuas palavras sempre simpáticas e doces!
      Susana

      Excluir
  2. Ontem cá em casa também fizemos bolo de laranja mas em queques! Esse está lindo e, embora não tenha provado, delicioso certamente! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Esta receita surgiu na altura certa, estou mesmo à procura de uma receita de bolo de laranja. Só tenho uma questão: o bolo cresce muito?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia :) Crescenormal, não em demasia, mas depois abate um bocadinho. Fica tipo pão de ló fofo, mas sem ser em nuvem. Eu usei forma sem buraco, se usar uma com buraco ao meio, vai crescer mais e fica mais "sequinho"
      Beijinhos
      Susana

      Excluir
  4. Que delícia de bolo.
    Adorava comer agora uma fatia com o meu chá.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a cara-metade! E só tenho a agradecer à cozinheira pelos mimos todos que recebi! Pena a cozinheira não cantar tão bem como cozinha! ;-))

    ResponderExcluir
  6. Bolos para celebrar aniversários nunca são demais! Esse ficou lindo :D

    ResponderExcluir