quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Bolo de carne com ovos




Este é um daqueles pratos que enche o olho (e a barriga!) e é bem mais fácil do que possa parecer. Fica lindo e delicioso. Inspirei-me neste vídeo e fiz ligeiras alterações. Partilho convosco as minhas dicas e garanto-vos que ficou uma delícia! Este bolo de carne foi partilhado num jantar de amigos que também apreciaram muito. Fica a sugestão para fazerem no Dia dos Namorados, não dá muito trabalho e vai surpreender a vossa cara-metade :)

Ingredientes para 6 pessoas:
600 gr de carne de vaca picada
3 ovos + 1
125 gr de bacon fatiado
150 gr de mozarella fresca + 50 gr de queijo da Ilha ralado
1 cebola média
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de pão ralado
1 colher de sobremesa de ervas de Provença e tomilho ou outras a gosto
1 colher de chá de açafrão das Índias
Sal e pimenta qb

Preparação:
Numa tigela misture a carne com a cebola picada, os alhos, as ervas, as especiarias e o  sal a gosto. Junte 1 ovo e o pão ralado e misture tudo com as mãos. Unte uma forma retangular (de bolo inglês) e forre-a com papel vegetal para depois conseguir retirar o "bolo", a receita não refere, mas é essencial para desenformar em condições.
Disponha a carne na forma, calcando e fazendo uma cova no meio para colocar o queijo. Junte o queijo e as fatias de bacon de forma a que estas forrem tudo por cima do queijo. Não junte logo os ovos, pois demoram muito menos tempo a cozinhar. Leve ao forno a 180ºC durante 40 minutos. No fim desse tempo junte os 3 ovos, tempere com sal e pimenta e leve ao forno mais 12 a 15 minutos. Antes de desenformar deixe a carne repousar fora do forno por 10 minutos, depois desenforme puxando pelo papel vegetal. Sirva com uma salada verde e molho de tomate caseiro, pode ver a receita AQUI.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários:

  1. Adoro rolo de carne.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/preparacao-dia-dos-namorados-e-uns.html

    ResponderExcluir
  2. A apresentação ficou mesmo original! Nunca fiz nada assim :)

    ResponderExcluir