domingo, 8 de janeiro de 2017

Tiborna de filetes de cavala, tomate cereja e queijo



Domingo, dia de preguiça... pelo menos de inverno, dá-me uma preguiça... ui! E este frio trouxe resfriados e gripes, facto que também não está a ajudar, tem que se dizer a verdade. Por isso, hoje faz-se um daqueles jantares com uma boa sopa, a que juntamos um ou dois petiscos. Se der para aproveitar algum pão de véspera e o que estiver no frigorífico, ainda melhor. Assim a semana começará sem sobras ou restinhos e posso dedicar-me a novas receitas.
Ora, como petisco, entrada ou lanche de fim de tarde, esta tiborna tem tudo o que são os sabores mediterrânicos e que eu adoro! As conservas, neste caso de cavala, o bom azeite, o tomate e os oregãos e o queijo, tudo junto num petisco em cima do pão. Apesar de não ser uma sugestão muito elaborada, é extremamente saborosa e simples de fazer, pelo que me pareceu bem como forma de vos desejar um excelente ano de 2017! Que seja um período de criatividade, partilha e evolução. Por aqui, vou trabalhar nesse sentido, na cozinha e não só. Vai ser um ano de mudança e vai ser uma mudança positiva!

Ingredientes para 4 tibornas:
4 fatias de pão alentejano, pão "tipo Mafra" ou o vosso preferido
2 latas de filetes de cavala em conserva de azeite
150 gr de tomate cereja
50 gr de queijo feta ou outro a vosso gosto
Oregãos e sal qb
1 dente de alho grande

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as fatias de pão a tostar, 5 minutos de cada lado. Enquanto isso, esfregue uma frigideira anti-aderente com um alho. Deite um pouco de azeite das latas de conserva na frigideira e salteie os tomates cereja por 5 minutos, temperando-os com sal. Quando o pão estiver ligeiramente tostado, retire as fatias do forno e deite um pouco de azeite da conserva de cavala em cada uma, esfregue com o alho e depois cubra com os filetes de cavala, os tomates salteados e o queijo esfarelado. Termine polvilhando com oregãos e sirva as tibornas quentes ou frias.

Bom apetite! Bom Ano Novo!


Um comentário:

  1. Essa sugestão de petisco parece-me muito bem... Adoro cavala :)

    ResponderExcluir