quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Caril de camarão e abóbora








Esta era a última abóbora que tinha trazido do terreno dos meus pais. Pequena e muito bonita, suficiente apenas para dois. No início do outono estava verde e eu deixei-a amadurecer até agora. Ficou logo decidido que seria para rechear, pelo tamanho e por ser muito "bem feitinha". De facto, fez uma "tigela" perfeita para os meus camarões de caril. Um caril ligeiro, feito com caril em pó e nata, mas também podem usar leite de coco. O meu objetivo não era obter um sabor muito oriental, mas sim uma invenção que conjugasse o doce da abóbora com os camarões e os cogumelos, tudo aromatizado com o caril. Ficou perfeito, cremoso e muito saboroso. Experimentem! Assar e rechear abóboras é uma delícia, fazem pratos muito saborosos.

Ingredientes:
Uma abóbora pequena (800 a 1000 gr)
400 gr de camarão tamanho 40/60
200 gr de cogumelos (usei dos marrom, pequenos)
0,5 dl de azeite
Sal e pimenta qb
150 ml de nata ou leite de coco
4 dentes de alho
1 colher de sopa de salsa picada

Preparação:
Asse a abóbora inteira no forno, a 200º, durante cerca de 30 minutos ou até estar macia, mas sem se desfazer. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e corte a "tampa". Retire as sementes e a maioria da polpa, deixando uma cavidade suficientemente resistente para ser recheada. Esmague a polpa com um garfo e reserve-a. Vire a abóbora com a cavidade aberta para baixo para escorrer todo o líquido e reserve-a assim até ter o recheio pronto.
Numa frigideira anti-aderente deite um generoso fio de azeite, quando estiver quente junte os camarões descascados e 2 alhos ralados (pode guardar alguns camarões inteiros para guarnecer). Tempere com sal e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Retire os camarões, junte um pouco mais de azeite e salteie os cogumelos laminados, temperados com sal e pimenta. Passados 5 minutos junte a polpa da abóbora assada, previamente desfeita com um garfo. Junte o caril em pó e as natas e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo em lume médio até ficar cremoso. No fim junte os camarões, retifique de sal e misture tudo. Coloque este recheio dentro da abóbora, polvilhe com salsa picada e enfeite com alguns camarões. Sirva com arroz.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

6 comentários:

  1. Gosto muito de abóbora recheada e esse caril está mesmo apetitoso! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. A forma de apresentação tudo tem bom aspeto nesse prato e de camarão que eu adoro.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  3. Apresentação ficou com um aspecto de dar água na boca.
    Eu uso abobora apenas em sopas , adorava provar essa se adorava...

    ResponderExcluir
  4. Bonitas fotos!! parece maravilhoso caril de camarão que delicia. Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. A apresentação convenceu-me, tenho de experimentar! Se há caril de que gostarei é esse :D

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos comentários de todos! Eu adoro rechear abóboras :) Este prato ficou super saboroso, guloso mesmo!
    Beijinhos
    Susana

    ResponderExcluir