quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Tarte de avelã # Feliz Ano Novo



A família do meu marido é da zona de Viseu. Uma recordação de infância que ele tem, das férias de verão passadas na "terra", são as avelãs. Ele ia com as primas às avelãzeiras e às pinhas, apanhavam os frutos e depois seguia-se todo o ritual de partir e comer... avelã a avelã, pinhão a pinhão, pela volta do caminho, seguindo o ribeiro. Ele adora avelãs desde pequeno. Eu também gosto muito, é um fruto seco com um sabor muito distinto. Fiz esta tarte a pensar nele e tinha que ser uma receita assim, simples, mas cheia de significado, para fechar este ano em grande. Porque é grande a pessoa a quem dedico a receita.
A todos vocês, que me leem, desejo-vos uma entrada feliz no novo ano, que 2017 traga alegrias a todos nós. Alegrias familiares, de amizade, de saúde, profissionais e de sucesso e realização pessoal. Obrigada a todos por estarem por aí e... até para o ano ;)

Ingredientes:
200 gr de açúcar
1 dl de água
200 gr de avelã moída com a pele (costumo encontrar no LIDL ou Aldi)
60 gr de manteiga sem sal
5 ovos inteiros

Preparação:
Junte o açúcar e a água num tacho e leve ao lume até ficar em ponto de pérola. Retire do lume, junte a  avelã moída, a manteiga e misture. Deixe arrefecer até estar morno e junte os ovos batidos. Misture tudo bem e deite o preparado numa forma de tarte untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 30 minutos.
Deixe arrefecer quase totalmente antes de desenformar. Decore com açúcar em pó antes de servir. Uns frutos vermelhos, como groselhas, também ligam bem aqui.

Bom apetite e Feliz Ano Novo!



8 comentários:

  1. Gosto tanto de avelãs! Deve ser deliciosa essa tarte! Boas festas! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) Votos de um excelente ano também para ti!

      Excluir
  2. Também adoro, nota-se muito? :P E embora não tenha nenhuma recordação tão boa com elas, acho que ia adorar essa tarte :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarte de Avelã, pois claro que adoras ;) Experimenta, é muito boa.
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Essa foto do interior é um espectáculo! Que aspecto tão fofinho e húmido ao mesmo tempo!
    Uma delícia!
    Vai para a minha lista, para testar um destes dias!
    Beijinhos querida Susana, bom ano!*
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é uma delícia, para quem gosta de avelã, claro! Eu adoro! É como um "toucinho do céu de avelã", mas menos doce, menos enjoativo até.
      Beijinhos e votos de um ano em grande!
      Susana

      Excluir
  4. É uma delícia! E obrigado à cozinheira pela dedicatória! Espero continuar sempre a merecer dedicatórias destas... Porque "gulodice" não deve faltar! ;-))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, mereces tudo! Cá estou para cozinhar para nós, sempre.
      Susana

      Excluir