sábado, 3 de dezembro de 2016

Sonhos de Natal # Sugestões de Natal



Esta é a receita de Sonhos de Natal que está num livrinho que ofereci à minha avó em abril de 93, por ocasião do 63º aniversário dela. Este ano a avó já completou 86 primaveras. Deu-me o livrinho, que tem receitas e anotações escritas pela sua própria mão, por mim e pela minha prima. Já me disse que vai fazer pastéis de bacalhau e pudim para trazer para a ceia de Natal. Não é das melhores prendas que se pode receber? Adoro a minha avó!

Ingredientes:
2,5 dl de água
2,5 dl de leite
100 gr de margarina
1 casca de limão
Uma pitada de sal
6 ovos
300 gr de farinha de trigo (usei farinha muito fina já com fermento)
Óleo para fritar
Açúcar e canela qb para polvilhar

Preparação:
Deite a água, o leite, a margarina, a casca de limão e uma pitada de sal num tacho e deixe aquecer até ferver. Nesse momento junte a farinha toda de uma vez e mexa, com o lume médio, até que a massa faça uma bola e se despegue do tacho (tal como na massa de rissol). Deixe a massa arrefecer e retire a casca de limão. Depois coloque-a na batedeira (ou bata à mão com uma colher de pão, mas é necessário bater com muita força para a massa ficar fofa). Vá batendo e juntado os ovos inteiros um a um até que a massa esteja a fazer bolhas. Deve bater cerca de 12 minutos na batedeira com o gancho. Aqueça óleo entre os 180º e os 190º e frite colheradas de massa durante 7 a 10 minutos, conforme o tamanho. As bolas de massa devem crescer, "tufar" e rebentar, é isso que faz com que os fritos fiquem fofos. Tirei a foto de um por dentro para verem como deve ficar, a massa fofa, esburacada e mesmo oca. O óleo não deve estar demasiado quente para que os fritos não fiquem queimados por fora e a massa crua por dentro.
Espero que gostem, estes sonhos são divinais por serem muito fofos e ficarem ocos e leves.
Depois de os fritar, polvilhe com uma mistura de açúcar e canela. eu costume retirá-los da fritadeira com uma espumadeira, escorrer um pouco e depois coloco-os diretamente no açúcar com canela.

Bom apetite e boas festas!

6 comentários:

  1. Sonhos é uma receita que quase sempre associamos às avós! Receber um caderninho de receitas da avó é uma das melhores heranças que se pode ter! E sim, ter a avó a cozinhar as suas iguarias para trazer à festa de natal é uma prenda maravilhosa! Aproveita bem! Perdi a minha em Agosto. Este Natal não será a mesma coisa. Mas sinto-me uma priviligiada e muito agradecida por tê-la tido todos estes anos e por ela ter tido a possibilidade conhecer os meus três filhos, seus únicos bisnetos. Tenhos a certeza que para eles ter conhecido a bisa fará a diferença na vida e nas memórias deles! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, muito obrigada pela tua mensagem! De certeza que os teus filhos nunca se vão esquecer da bisa avó e ela, ontem estiver, vai ser uma estrela grande a brilhar por eles e por ti, este Natal e para todo o sempre. Gosto muito da minha avó, por isso faço uma pequena ideia da tua dor... Guarda sempre as boas memórias, as receitas e o carinho que ela te deu.
      Muitos beijinhos e obrigada por teres vindo até aqui deixar essas palavras tão bonitas. Valeu por tudo!
      Susana

      Excluir
  2. Gosto muito de sonhos. Por norma faço de cenoura ou abóbora.
    Bela sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara :) Também costumo fazer de abóbora e gosto muito, mas estes de massa cozida ficam ainda mais fofos. Normalmente cá em casa temos dos dois.
      beijinhos e boas festas.
      Susana

      Excluir
  3. Que bonitos! Parecem mesmo bons :) E esse livrinho deve ser fantástico, um verdadeiro tesouro :D

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de sonhos, costumo fazer de abóbora, mas estes parecem muito bons.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir