terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Peito de perua recheado




Quando era criança lembro-me do meu pai ter feito algumas vezes um grande peru recheado para o dia de Natal. Na noite sempre comemos bacalhau, na altura era sempre cozido. O meu pai testava uns recheios que tinham alguma diferença de ano para ano. Ficava bom, eu gostava daquilo! Desde que casei que passo o dia de Natal em casa da família do meu marido, só a noite da Consoada é cá em casa e eu faço sempre bacalhau (sem ser cozido...). Mas este ano decidi experimentar um peito de perua recheado para receber a nossa afilhada e primos. Foi no fim-de-semana antes do Natal, mesmo a tempo de partilhar convosco esta receita, que pode servir como sugestão para a vossa mesa de festas. Quanto ao peito de perua, trouxe-o já arranjado de um talho fabuloso que há na Castanheira do Ribatejo. É o Batcarnes, fica na rua principal, uma casa familiar com uma variedade de carnes e um atendimento excecionais. A simpatia é tanta como a diversidade e qualidade dos produtos. No dia em que comprei esta carne, um dos donos foi desmanchar a perua de propósito para me arranjar o peito com pele, tal como eu pedi. Se moram na zona de Vila Franca de Xira, acreditem que vale mesmo a pena abastecerem-se neste talho. Eu gosto muito de ser bem atendida em tudo e, principalmente, no que às paparocas diz respeito, por isso recomendo esta casa de forma muito sincera. Espero que gostem, se por lá passarem, e espero que também gostem da receita. Boas Festas!

Ingredientes para 8 pessoas:
Um peito de peru ou perua com 1,5 a 1,8 kg
300 gr de castanhas (usei congeladas)
2 maçãs reineta
100 gr de passas de uva Moscatel
2 cebolas
4 dentes de alho
80 gr de castanha de cajú
2 dl de azeite
Sal e pimenta moída qb
Pimenta rosa em grão (1 colher de chá)
Alecrim (2 colheres de chá)
Sementes de mostarda (2 colherees de chá)
Pimentão doce (1 colher de chá)
1,5 dl de vinho Madeira (ou do Porto)

Preparação:
Comece por colocar 0,7 dl de azeite num tacho. Junte uma cebola picada e 2 dentes de alhos laminados. Quando a cebola começar a ficar transparente, junte as castanhas, tempere de sal e pimenta e junte o vinho. Tape o tacho e deixe estufar. Passados uns 10 minutos junte a maçã ralada, as passas e os cajus picados grosseiramente. Deixe cozinhar até as castanhas estarem macias. No fim esmague as castanhas com um garfo, de forma a obter uma pasta em que tudo esteja bem misturado e homogéneo, mas em que ainda se encontrem pedacinhos de castanha.
Abra o peito na bancada da cozinha e recheie-o com a pasta de castanhas. Enrole cuidadosamente, deixando a parte da pele para fora e ate com fio de algodão próprio para cozinha. Num almofariz esmague a pimenta rosa com as sementes de mostarda, 2 dentes de alho, um pouco de sal grosso, o pimentão doce, o alecrim e um pouco de azeite para ajudar a misturar tudo. Faça uma pasta e barre todo o rolo de peru com esta mistura. Coloque o rolo de carne no tabuleiro com a pele virada para cima e junte azeite e uma cebola grande cortada em gomos. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de hora e meia (uma hora e 45 minutos se testar e a carne ainda não estiver bem cozinhada). Não assem a carne a mais temperatura para não secar e, a meio do processo, verifiquem se não está a ficar demasiado queimada e reguem com azeite do molho para a pele ficar estaladiça. Depois de assar, deixar a carne repousar por 15 minutos, tapada com folha de alumínio, antes de a fatiar. Enquanto isso, triture o molho de cebolas e azeite com a varinha mágica. Vai obter um molho cremoso bastante bom, pois vai ter todos os temperos e sucos que foram saindo da carne.
Sirva as fatias de peito de peru com o molho, verduras salteadas e batatinhas ou um arroz de cogumelos, que foi o que escolhi para acompanhar esta carne. 

Bom apetite! Boas Festas!

4 comentários:

  1. Com esse delicioso recheio, até dispensava a perua :)
    Que coisa boa Susana! Por acaso, aqui por casa costumamos fazer peru apenas assado no forno, não o fazemos recheado, mas olha que esta sugestão tem mesmo muita pinta!
    Beijinhos querida, um feliz Natal para ti e para os teus!
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. Está maravilhoso deve estar uma delicia.
    Beijinhos. Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz peru (muito menos perua) recheado, mas fiquei com vontade de experimentar. É um bom prato para fazer no dia de Natal! :)

    ResponderExcluir