quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Doce de romã # Sugestões de Natal



Começa hoje o mês do Natal e eu continuo com as minhas pequenas bricolages e ideias para prendas, com a decoração de latas, caixas e outras embalagens e, claro, com a confeção de coisas boas para pôr lá dentro. Presentear família e amigos com iguarias feitas por nós é uma forma muito especial de mimar aqueles de quem gostamos, faço isso há vários anos. Compotas, bolachas e chocolates, patés e chutneys, são alguns dos miminhos que costumo preparar. As compotas e doces são o que pode ser confecionado com mais antecedência, por isso já iniciei essa tarefa. Todos os anos gosto de fazer uma compota diferente e este ano a escolha recaiu sobre este doce de romã, cuja receita vi na Dica do LIDL. Como gosto muito de romã e a minha prima me ofereceu algumas biológicas, deitei logo mãos à obra, sendo que também serviu como sugestão para mais este desafio do grupo "Dia Um... Na Cozinha". O doce ficou uma maravilha, além de lindíssimo com a côr da romã e os bagos espalhados por todo o frasco, fica uma prenda muito bonita. Espero que gostem e possam fazer para os vossos amigos.


Ingredientes:
1 kg de bagas de romã (cerca de 1,4 kg antes de as descascar)
750 gr de açúcar
Sumo de 1 limão

Preparação:
Descasque romãs até obter 1 Kg de bagos. Junte 750 gr de açúcar e sumo de um limão e deixe a macerar, já dentro do tacho, durante uma hora. No fim desse tempo leve ao lume para fazer a compota e deixe cozinhar durante mais uma hora.
Depois de pronto, coloque o doce em frascos esterilizados, feche-os, vire-os de cabeça para baixo e deixe assim de um dia para o outro para criar vácuo.

7 comentários:

  1. Olá :)....
    Que aspecto divinal e excelente sugestão !!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/2016/12/bolachinhas-de-natal-com-especiarias.html

    ResponderExcluir
  2. No frasco fica bem bonito! Nunca comi mas deve ser fantástico! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que cor linda! A romã é um fruto fantástico, de aspecto e sabor, mas confesso que aborreço-me com os caroços/sementes :)
    Também gosto de presentear amigos e família com miminhos caseiros, é muito mais especial do que ir a uma loja comprar "uma coisa qualquer" só porque sim...
    Deliciosa sugestão como sempre.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo e colorido doce.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/dia-um-na-cozinha-e-marmelada-de-3.html

    ResponderExcluir
  5. Sou viciada em romãs, todos os dias como uma ;) Mas em doce nunca provei! Ficaram lindos os frasquinhos de doce! beijinho
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso de romãs, fiquei curiosa com esse doce tão bonito :D

    ResponderExcluir
  7. Fica como uma geléia? Vou tentar fazer com Tal e qual, já que a diabetes não permite açúcar. Aproveito pra te convidar pra conhecer nosso endereço onde falamos sobre romã e suas utilizações na alimentação. Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir