quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Bolachas de manteiga, laranja e canela # Sugestões de Natal



Estas bolachas são do tipo bolacha de manteiga inglesa ou bolacha shortbread, com ligeiras alterações. Estas levam um ovo e aroma de laranja e canela. Não exagerei na canela para dar apenas um toque subtil deste aroma, bem como da laranja, mas podem pôr a gosto. Fiz esta primeira fornada para vos mostrar e dar uma ideia para prendas de Natal. Há muitos anos (ainda antes de ter o blog) que faço prendinhas caseiras e comestíveis para oferecer a algumas pessoas. São muito apreciadas e eu faço-as com muito carinho. Normalmente também me empenho em embalagens e embrulhos bonitos.
Este ano juntei latas redondas (de cogumelos, ervilhas, etc) e decorei-as. É um trabalho que ainda está em curso, mas mostro-vos uma ou duas como exemplo. Depois de lavadas as latas, pressionei o rebordo em toda a volta com um alicate para que não fiquem arestas cortantes. Não fui eu que fiz, foi o meu marido, acho aconselhável pedir emprestada a força de um homem para esta tarefa ;) De seguida forrei-as com pedaços de papel que tinha, restos de rolos de Natais anteriores, papel crepom, fitas ou pequenos enfeites que costumam vir nos presentes nesta altura do ano. Pode parecer um pouco infantil, mas eu costumo guardar tudo o que esteja em bom estado e reciclo de uns anos para os outros. Nunca peço nas lojas para me embrulharem os presentes, faço-o em casa e também é assim que estou a decorar as latas. Usei cola branca com acabamento transparente (é branca, mas fica transparente depois de seca, como podem ver na foto, pelo que podem passar por cima do papel ou outros materiais). No dia seguinte, depois da secagem, colei fitas e pequenos enfeites, enchi a lata com as bolachas e embrulhei com o papel celofane e. O celofane foi a única coisa que tive que comprar, tudo o resto foi reciclado ou restos de rolos de fitas que tinham sobrado do ano passado.
Ficou giro? Deixem a vossa opinião e inspirem-se para fazer as vossas próprias prendas e embrulhos de Natal.

Ingredientes para cerca de 40 bolachas:
300 gr de farinha sem fermento
200 gr de manteiga sem sal
150 gr de açúcar branco
1 ovo
1 colher de chá de canela em pó
Raspa de uma laranja grande
Açúcar mascavado qb (cerca de 1 colher de sopa)

Preparação:
Amasse todos os ingredientes numa tigela com uma colher de pau, com a batedeira ou com as mãos. Fome uma bola com a massa e deixe-a descansar 15 minutos no frigorífico. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190º.
Depois molde umas bolinhas com a massa e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Com a ajuda do rolo da massa, achate as bolinhas para que fiquem em bolachas. Polvilhe com açúcar mascavado do mais grosso e granulado. Volte a passar suavemente com o rolo da massa para o açúcar agarrar. Leve ao forno durante 15 minutos. Retire e deixe as bolachas arrefecerem.

Bom apetite!


2 comentários:

  1. ADORO
    Assim com pequenos gestos ,que contenham imaginação,amor,talento e muito boa intenção pode comecar a materializar-se um grande sonho e quem sabe grande negócio.
    Para isso basta acreditar que o SONHO verdadeiramente comanda a vida .FORÇA,ALEGRIA,PAZ e PERSEVERANÇA ❤

    ResponderExcluir
  2. Adorei, receber prendas assim é o melhor que o Natal tem! Coisas amorosas, feitas com carinho por quem as oferece :) E fazê-las é muito bom também, porque sabemos que vão ser apreciadas! Tanto a ideia das latas como a das bolachas (ou a das latas com bolachas) são geniais :)

    ResponderExcluir