quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Arancini de farinheira e espinafres # Sicília




Esta é mais uma receita inspirada na viagem à Sicília. Em 11 dias de férias na maior ilha do Mediterrâneo eu e o meu marido comemos arancini todos os dias. Acabadinhos de chegar e esfomeados, parámos num café de uma pequena localidade e o dono, super simpático, quis que provássemos um arancini. Foi a primeira vez que comemos, mas não foram os melhores, foram apenas a descoberta de um grande petisco que depois provámos em várias versões.
Eu tinha lido antecipadamente sobre a gastronomia siciliana e sabia que os arancini eram uns bolinhos de arroz recheados. Existem vários recheios, sendo que os mais comuns são os de carne com molho de tomate e ervilhas ou os de fiambre e molho bechamel. Estes últimos são os preferidos do meu marido e ele ficou louco por este prato. Um dia, na cidade de Ragusa, também provei uns de espinafres, que adorei! Andámos a fazer um autêntico "teste de prova" durante as férias e um ranking dos melhores arancini que íamos descobrindo. "Este é melhor que o de ontem... Eu acho que o de ontem era melhor, quentinho e acabado de fritar... Este arroz é mais saboroso... O outro tinha mais recheio...". Uma coisa ficou certa e foi-me dita pelo meu companheiro de viagem logo nos primeiros dias: "Tu TENS que aprender a fazer isto!". E logo ali me surgiu a ideia de "aportuguesar" os arancini, adaptando-os com alguns sabores mais tugas, como foi o caso destes com a farinheira. Ainda assim, os primeiros que fiz quando cheguei a casa foram os preferidos do rapaz, os de bechamel, mas não ficaram tão bons. Estes de farinheira e espinafres ficaram muito saborosos e passaram a ser os seus preferidos :) O meu marido gostou tanto dos arancini, que foi comprar uma forma numa loja, ainda lá em Itália, mas eu não me ajeito com a forma e faço-os mesmo é com as mãos. Também trouxe livros de receitas onde me inspirei para os confecionar.
É um prato um bocadinho trabalhoso, pois obedece a vários passos, mas fica realmente uma delícia. Podem fazê-los e congelá-los, tal como se faz com os rissóis. Depois é só fritar e servir como entrada ou prato principal. Atenção, é um petisco que satisfaz a sério, pois cada bolinho é bem maior e mais compacto do que um pastel de bacalhau, por exemplo. Espero que gostem e experimentem este sabor de Itália com o meu toque lusitano.

Ingredientes para cerca de 20 arancini:
2 chávenas de chá de arroz carolino (340 gr)
1 cebola pequena espetada com 2 cravinhos
1 colher de chá de açafrão em pó 
75 gr de queijo Parmesão
2 colher de sopa de manteiga
1 mozzarella dividida em pequenos cubos ou 20 bolinhas de mozarella
Uma farinheira e meia
350 gr de espinafres
0,7 dl de azeite
1 dente de alho
3 ovos, 1 chávena de pão ralado e 1 de farinha para panar
Sal e pimenta qb
Óleo para fritar

Preparação:
Coza o arroz, durante 15 minutos, em água e sal, com a cebola espetada com cravinhos e o açafrão. Após estar cozido, escorra o arroz e envolva nele a manteiga e o Parmesão ralado. Retire a cebola e deixe arrefecer. Numa frigideira anti-aderente deite o azeite e o alho laminado. Quando estiver quente, junte os espinafres e salteie até amolecerem. Junte a farinheira sem pele e vá desfazendo com um garfo. Quando a mistura de farinheira e espinafres estiver bem ligada, desligue o lume e deixe arrefecer.
Para montar os arancini: envolva cada cubo ou bolinha de mozzarella num pedaço de pasta de farinheira, depois envolva em arroz, vá moldando com a palma das mãos até formar uma bola mais ou menos do tamanho da palma da mão "em concha". Por fim passe as bolas por farinha, ovo e pão ralado duas vezes. Leve a fritar em óleo a 175º até os arancini estarem dourados. Sirva como entrada ou prato principal, acompanhando com uma salada. Sirva os arancini quentes, enquanto a mozarela no interior está quentinha e derretida.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Susana, isto deve ser um petisco dos Deuses! Tenho mesmo que fazer um dia destes! Tenho a certeza que aqui em casa vão adorar! :)
    Obrigada por partilhares esta delícia.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. Parecem mesmo gulosos, esses 'arancini'! Acho que ia adorar a tua versão, sou fã de espinafres :)

    ResponderExcluir