sábado, 15 de outubro de 2016

Tarte de marmelo e figos

 


Ainda tinha figos, esse maravilhoso fruto de fim de verão, e já tinha marmelos, esse maravilhoso fruto de início do outono. Tudo trazido pelos meus pais. Só as nozes ainda não são das nossas, pois ainda não estão totalmente secas. Além de ser uma tarte confecionada com as nossas frutas, é fácil e muito rápida. Usei massa folhada de compra, que é daquelas coisas que podemos ter sempre no frigorífico e que facilitam um improviso de última hora, seja salgado ou doce. Esta tarte também pode ser feita com maçã, uma fruta a que todos temos fácil acesso o ano inteiro. Basta proceder da mesma forma, colocando as maçãs fatiadas em redor da tarte e adoçando com açúcar e canela e também um pouco de mel.

Ingredientes:
1 placa redonda de massa folhada
1 marmelo
Sumo de meio limão
5 a 6 figos
Cerca de 3 colheres de sopa de mel
Cerca de 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá bem cheia de canela em pó
1 colher de sobremesa de nozes picadas

Preparação:
Comece por preparar os marmelos, descascando-os e cortando-os em quartos e depois em tiras bem finas. Regue-os imediatamente com sumo de limão para não oxidarem.
Coloque a massa folhada numa tarteira redonda. Disponha as tiras de marmelo em forma de coroa, sempre à volta de toda a massa e até a preencher toda. Regue com mel e polvilhe com o açúcar mascavado e canela. No meio da tarte, disponha os figos abertos em metades. Regue com um pouco mais de mel e deite alguns pedacinhos de nozes por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 25 minutos ou até a massa folhada estar tostada.

Bom apetite! Bom fim-de-semana!


2 comentários:

  1. Que aspecto fantástico, ficou linda e certamente muito saborosa.

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Uma bela fusão de estações nessa tarte tão gulosa :D

    ResponderExcluir