domingo, 16 de outubro de 2016

Pão de aveia, nozes e sultanas douradas

 



O pão é a base da alimentação de tantos países, um dos alimentos mais antigos do mundo e cheio de significado. Pão é sinónimo de alimento. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Alimentação e do Pão, por isso quis fazer um pão, acender o forno e render-me às evidências do outono ter chegado... Até porque fazer pão é algo um bocado mágico e que me dá sempre muito prazer. Não faço mais por falta de tempo, mas esta receita tem a vantagem de ser muito prática e não ter que esperar muito.
Espero que gostem, além de rápido e fácil, este pão é totalmente integral e saudável, pode ser confecionado com ou sem os frutos secos ou com outros a vosso gosto. Sirvam-no com manteiga ou um requeijão cremoso, que foi o que fiz. Acho que é um pão bom para qualquer altura do dia, do pequeno almoço ao lanche. Bom domingo, bom dia do pão!

Ingredientes para um pão de 750 gr:
300 gr de farinha de trigo integral
50 gr de flocos finos de aveia integral
3 dl de água morna + 0,5 dl para desfazer o fermento
1 colher de sobremesa de mel claro
1 colher de sobremesa de óleo de girassol
1 colher de café de sal fino
20 gr de fermento de padeiro fresco (cerca de meio cubo, costumo comprar no LIDL, na zona dos frescos)
50 gr de sultanas douradas 
50 gr de nozes

Preparação:
Coloque a farinha, os flocos de aveia e o sal numa tigela grande e misture.
Coloque o fermento de padeiro numa pequena taça e junte 0,5 dl de água morna, misture até o fermento ficar todo dissolvido. Junte o mel e o óleo de girassol. Junte este preparado aos ingredientes secos e depois junte os 3 dl de água morna. Misture tudo bem com uma colher de pau.
Depois de bem misturado, se tiver batedeira, bata por 7 minutos à velocidade máxima com o gancho. Se não tiver batedeira, amasse à mão até obter uma massa elástica (esta massa é húmida, nunca seca muito, agarra-se um bocado às mãos, mas é mesmo assim).
Deixe a massa a repousar dentro de uma taça e coberta com um pano. Deve repousar em local quente cerca de 20 minutos ou até ter duplicado de volume. No fim desse tempo, envolva na massa as sultanas (previamente demolhadas em água morna e escorridas) e as nozes grosseiramente partidas (a massa vai perder o ar e voltar ao volume inicial, é normal). 
Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha. Usei uma forma redonda de 23 cm de diâmetro. Deixe repousar mais 20 minutos em local quente e depois coloque a forma no forno pré-aquecido a 175º (modo ventilado) ou a 90º se não for ventilado e deixe o pão cozer durante 45 minutos. Sirva quentinho, fica uma delícia!

Notas: 
- Se a casa estiver muito fria e não tiver outra fonte de calor, ligue o forno em temperatura baixa (cerca de 50º) e deixe a massa repousar perto dele para apanhar o calor. A massa precisa de algum calor para crescer.
- Esta receita foi adaptada de "As Voluptuosas Receitas de Miss Dahl", da Sophie Dahl.
 
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

4 comentários:

  1. Realmente, como resistir a um pão caseiro... Ainda mais com este aspecto Susana, adorei!

    Beijinho e bom resto de domingo e aproveito para te desejar já, uma feliz semana!

    ResponderExcluir
  2. Adoro pão com frutos secos, este ficou lindo e bem ao meu gosto.
    Gostei do interior.

    ResponderExcluir
  3. Que combinação de ingredientes maravilhosa :D

    ResponderExcluir