quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Lentilhada de pota



As lentilhas são um alimento que não tenho muito por hábito cozinhar, mas que vou a passar a incluir com mais frequência na minha alimentação. É uma leguminosa bastante saudável e nutritiva, além de  rápida de preparar. Apesar de muitas receitas que vi indicarem um tempo de cozedura de 25 a 30 minutos, as minhas ficaram prontas em 15... Absolutamente macias e a desfazerem-se num molho grosso e suculento. Não sei se é da potência da minha placa vitrocerâmica, talvez! Nas receitas que escrevo continuo a utilizar a expressão "lume" por uma questão de tradição e para ser mais percetível. Mas, na verdade, há anos que não cozinho com lume. Tenho uma vitrocerâmica Candy, que é uma maravilha, principalmente na poupança de energia. Desde que cozinho com placa elétrica que poupo bastante, se contabilizarmos eletricidade e gás em conjunto.
Espero que gostem desta sugestão, é mais uma daquelas receitas que fica pronta em meia hora, ideal para as refeições semanais, práticas e saborosas.
 
Ingredientes para 4 pessoas:
1 chávena almoçadeira (chávena grande) de lentilhas vermelhas
1 cebola grande
6 tomates maduros
3 dentes de alho
1 dl de azeite 
1 kg de pota em pedaços
3 colheres de sopa de salsa fresca picada

Preparação:
Deite o azeite, a cebola e os alhos picados num tacho e deixe refogar ligeiramente até a cebola amolecer. De seguida junte a pota em cubos. Mexa e deixe cozinhar 2 minutos. De seguida junte junte os tomates pelados e cortados em pedaços. Deixe cozinhar em lume médio, com o tacho tapado para criar molho, até a pota estar macia (utilizei cubos congelados, que são bastante tenros e ficam prontos rapidamente).
Assim que a pota estiver pronta, retire, deixando todo o molho e caldo no tacho. Junte mais um pouco de água, de forma a ficar com duas vezes e meia de volume em relação à quantidade de lentilhas (2 chávenas e meia de líquido para 1 chávena de lentilhas). Assim que o caldo estiver a ferver, junte as lentilhas, retifique de sal e deixe-as cozinhar até estarem macias (ficam ligeiramente desfeitas e formam um molho grosso).
No fim junte os pedaços de pota e as lentilhas, misturando tudo. Antes de servir, polvilhe a lentilhada com salsa fresca.

Dicas para cozinhar lentilhas:
- Lave-as em água corrente antes de as cozinhar. 
- Utilize cerca de duas vezes e meia de quantidade de líquido em relação às lentilhas
- Deixe ferver o líquido onde as vai cozinhar, só depois deve mergulhar lá as lentilhas.
- Deixe-as cozinhar entre 15 a 25 minutos, até estarem macias.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Adoro lentilhas! :) Aspecto delicioso.
    Beijinhos
    https://asreceitassaborosas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Tenho mesmo de experimentar essa lentilhada, adoro pota e o molho do prato parece ter ficado tão saboroso :)

    ResponderExcluir