terça-feira, 6 de setembro de 2016

Sopa de Ovos com feijão verde e hortelã


Sopa de Ovos é como a minha avó chama a este prato. Trata-se de uma sopa de feijão verde e tomate, com muito sabor a verão, que leva ovos escalfados e hortelã para aromatizar. Também leva pão e penso que, se fossemos alentejanos, lhe chamaríamos Sopa de Pão, quase de certeza... O Alentejo e o Ribatejo têm aspetos comuns no que à cozinha diz respeito.  Aqui, na zona de Vila Franca de Xira, fui habituada a comer sopas de pão e açordas desde muito pequena e sempre as adorei. A minha avó conta sobre a primeira vez que me deu açorda a provar, tinha eu meses. O relato inclui frases como "nem dava tempo de ir com a colher ao prato e tu já estavas de boca aberta a pedir mais". Pronto, é assim, acho que resume o quanto eu gosto de açordas e sopas de pão! E da minha avó!
Mais tarde, já andava na escola, descobri, também por mão da minha avó materna, esta Sopa de Ovos. Lembro-me que, de vez em quando, ao regressar da escola, lhe pedia para a fazer. Ela só fazia na época do tomate e quando tinha feijão verde e hortelã bons e frescos. Por isso, e apesar de ser à base de pão, esta é uma sopa de verão. E penso que seja algo muito ribatejano, pelo menos a minha avó, que tem 86 anos, recorda-se de a comer desde há décadas e conta que sempre se lembra de a mãe dela a fazer. É uma sopa que serve bem como refeição principal. Às vezes faço-a, mas desta vez confirmei com a avó todos os passos para ser fiel à receita dela. A única alteração que introduzi foi os ovos escalfados à parte para ficarem mais direitinhos e no ponto desejado. Eu gosto deles mal escalfados, já a minha avó gosta dos ovos mais cozidos e coloca-os diretamente no caldo da sopa, nos últimos minutos da confeção. De uma forma ou de outra, fica uma delícia. Espero que gostem deste prato tipicamente ribatejano que faz parte das minhas memórias de infância.

Ingredientes para 4 pessoas:
2 litros de água
6 tomates maduros (frescos, da época)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 batata média a grande
500 gr de feijão verde
4 raminhos de hortelã
Sal e pimenta qb
1 fio de azeite (2 a 3 colheres de sopa)
4 ovos
8 fatias finas de pão da véspera

Preparação:
Coloque o azeite num tacho e a cebola em meias luas muito finas, bem como os alhos esmagados e grosseiramente picados e a folha de louro. Deixe refogar muito ligeiramente por poucos minutos. De seguida junte o tomate pelado e cortado em pedaços e a batata em cubos pequenos. Junte a água e tempere de sal. Tape o tacho e deixe a água ferver. Nesse momento junte o feijão verde, depois de arranjado e cortado em pedaços. Retifique o sal e deixe o feijão verde cozer, bem como as batatas. Assim que estiver tudo cozido, desligue o lume e junte ramos de hortelã. Mexa e tape o tacho, deixando repousar por uns minutos, enquanto faz os ovos escalfados à parte. Se preferir pode escalfar os ovos no caldo da sopa. Cozinhe-os conforme o seu gosto para ficarem mais ou menos cozidos.
No momento de servir disponha nos pratos ou numa terrina de servir as fatias de pão de véspera cortado finamente. Deite a sopa por cima de forma a embeber o pão. Junte um ovo por prato e mais um raminho de hortelã. Tempere os ovos com um pouco de pimenta moída na altura e sirva.

Bom apetite! Comam  bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Gosto tanto de ovos escalfados, esta sopa esta com muito bom aspecto, gostei.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Também não conheço nada que a cozinheira não aprecie!... Mas é, de facto, um prato bom e diferente!

    ResponderExcluir
  3. Haha, para teres comido açordas desde sempre só faltava mesmo que tas pusessem no biberão! Não admira que adores uma comida tão associada à infância :)
    Raramente ponho ovos na sopa, mas são uma adição muito boa! Essa deve ter um aroma fantástico :)

    ResponderExcluir