quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Raia de coentrada com puré de batata doce e laranja



A raia é dos peixes preferidos cá de casa. Eu adoro, como adoro quase todos os peixes! O meu marido, que é o homem da carne, como já se percebeu, também gosta, por isso é de aproveitar ;)
A forma como confeciono mais a raia é na cataplana, com tomate e cebola e, por vezes, acompanhada de ameijoas ou camarões. Desta vez fiz uma espécie de raia à Bulhão Pato, com azeite, coentros e alho. Ficou muito boa, não cozinhou em demasia e estava mesmo suculenta, no ponto. No dia em que tinha este peixe para cozinhar vi, num programa de televisão, um chefe que falava de um puré de batata doce com citrinos e tive logo a ideia de experimentar. Cozi as batatas com uma laranja e o aroma foi fantástico. O puré fica com um sabor subtil à laranja, um toque qb que faz a diferença. Se são fãs de batata doce, experimentem, é delicioso!

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de raia arranjada e cortada em postas
1 ramo de coentros
6 dentes de alho
1 dl de azeite
Sal qb
4 batatas doces grandes
1 laranja
Leite ou nata qb

Preparação:
Comece por cozer as batatas com pele. Coza-as, depois de bem lavadas, com água, sal e uma laranja cortada ao meio que vai cozer juntamente com a batata doce. Quando as batatas estiverem bem macias, retire do lume, escorra e triture com a varinha mágica. Para ajudar na consistência pode juntar um pouco de leite, nata ou nata de soja. Junte em fio, cerca de 3 a 4 colheres, não mais. Triture até obter um puré macio e sedoso. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente coloque o azeite, os alhos esmagados e a raia temperada com sal. Deixe cozinhar destapado. A meio da cozedura vire a raia, junte metade dos coentros picados e tape a frigideira. Deixe cozinhar mais uns minutos. Assim que o peixe estiver branco e cozinhado, desligue o lume. O tempo de confeção depende da altura das postas, mas serão cerca de 6 minutos de cada lado, não cozinhe o peixe em demasia para não secar. A partir do momento em que não tem sangue e que passa à cor branca, está pronto. Por fim, junte os restantes coentros frescos picados e sirva com o puré.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários:

  1. Gosto de raia mas como sou a unica acabo por nunca comprar.
    Cozinhada assim deve ficar tão boa, eu com a batata costumo fazer uma esmagada, assim deve ficar uma maravilha, tenho que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo comer raia, mas esse pratinho parece-me tão bom! Fiquei de olho no puré, a combinação parece-me fenomenal :)

    ResponderExcluir