domingo, 25 de setembro de 2016

Parfait de Âmendoa # Sicília



Em maio estive de férias na Sicília com o meu marido. Que terra maravilhosa de mar, montanha, uma história riquíssima, cruzada de tantos povos, culturas e influências. E que boa comida! Há de tudo na ilha, desde peixes a marisco frescos a culturas de fruta, hortícolas e frutos secos. As laranjas são doces, a amêndoa e o pistácio abundam, de verão há figos e uvas, de inverno há castanhas. É tudo muito bom, diversificado e cheio de sabor. As extensões de olival e laranjal são impressionantes. Quando visitámos a ilha as amendoeiras já não estavam em flor e até nos explicaram que ali florescem mais cedo do que o habitual, em janeiro já dão flor. Tem a ver com o clima quente do Mediterrâneo. As terras enriquecidas pela lava do Etna (ainda ativo) ajudam a enriquecer os terrenos, que são fertéis e fazem crescer tudo de forma esplêndida. Depois... cabe aos sicilianos fazer o resto. E eles fazem-no bem feito! Na maioria dos restaurantes podemos comprovar que sabem tratar bem a comida. Em qualquer quiosque de rua a comida é boa. Nos restaurantes as doses são generosas na quantidade e na qualidade da confeção e os preços mais simpáticos do que na Itália continental. Foram umas férias muito gastronómicas. A juntar a uma das melhores gastronomias que já provámos, viemos com a alma cheia de arte, história, praias, paisagens fantásticas e a simpatia do povo siciliano.
Uma das sobremesas que comemos mais do que uma vez foi parfait ou semi-frio de amêndoas ou pistácios. Dos livros de culinária que trouxe da Sicília e de algumas pesquisas que fiz, cheguei a esta mistura que resultou numa receita muito boa, um parfait leve e arejado. Se estiver no congelador muito tempo ficará como um semi-frio bastante gelado. Para o meu gosto, a melhor versão é a intermédia: apenas uma hora de congelador antes de servir.
Deixo-vos fotografias de duas formas diferentes de apresentação (individual e em forma retangular grande) e a foto da sobremesa do primeiro jantar na Sicília, precisamente "Parfait de Amêndoa". Comemos esta sobremesa várias vezes, de amêndoa e de pistácio, sempre muito bem confecionada.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado cozido
- 6 folhas de gelatina neutra
- 0,5 l de natas batidas (usei nata de soja para bater)
- 100 g de amêndoa moída (metade com pele e metade sem)
- 2 a 3 colheres de vinho doce Marsala aromatizado com amêndoa

# Para um sabor mais intenso a amêndoa, podem utilizar essência/aroma de amêndoa ou o licor. Como utilizei o vinho acabou por ficar com um sabor muito suave, delicado e subtil, mas maravilhoso

Para o molho de chocolate: 100 gr de chocolate com 70% cacau, 1 colher de sopa de leite, 1 colher de sopa de mel, 2 de manteiga e 2 de mel

Preparação:
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria. Depois dissolva-as num pouco de leite quente, de preferência leite de amêndoa. Bata o leite condensado com a batedeira elétrica até crescer um pouco de volume e ficar fofo e arejado. Junte o vinho licoroso e a amêndoa moída. Misture tudo bem e por fim envolva as natas previamente batidas. Coloque o preparado em aros individuais ou numa forma grande (retangular ou redonda) e leve ao frigorífico no mínimo 6 horas (o melhor é ficar de um dia para o outro). Uma hora antes de servir coloque o doce no congelador.
Misture os ingredientes para o molho e leve tudo a derreter em banho-maria de forma a obter um molho espesso. Sirva o parfait com o molho, amêndoa torrada e uns biscoitos de amêndoa.

Nota: esta receita é bastante grande, podem fazer meia receita o que será suficiente para 6 pessoas.Se abrirem uma lata de leite condensado e não a gastarem toda, podem tapar com película aderente e congelar.
Dica: para desenformar o parfait, coloque a forma no prato de servir e aqueça-a ligeiramente com o maçarico, o calor vai fazer com que o doce caia para o prato suavemente.




Um comentário:

  1. Devem ter sido umas férias incríveis, pelo que descreves! :) É sempre bom trazer um bocadinho das férias passadas de volta com pratos que trazem memórias, então se os pratos que trazem memórias forem parfaits desse calibre... :D

    ResponderExcluir