sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Sangria de limão, laranja e hortelã


Eu não costumo gostar muito de sangrias tradicionais porque as considero muito doces. Na maioria dos restaurantes acho que são enjoativas, pelo que só bebo sangria feita por mim ou pelo meu pai. Por vezes eu faço algumas variações com frutos e aromas diferentes. Mas a sangria de que continuo a gostar mais é mesmo esta de limão e hortelã que o meu pai faz. Adoro-a por ser muito fresca, fica uma sangria diferente, os mais gulosos poderão dizer que é pouco doce mas, para o meu gosto, é espetacular! É mesmo super fresca, uma bebida de verão por excelência. Nós costumamos bebê-la a acompanhar petiscos, nomeadamente caracóis, quando os fazemos em casa dos meus pais, no campo. Foi o caso do dia em que tirei estas fotos. Nem fotografei no copo, foi só no jarro e depois começou logo a ser bebida. E desapareceu num instante ;)

Ingredientes e preparação:
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 limões
2 laranjas (uma é cortada em rodelas para colocar no jarro)
2 raminhos de hortelã ( um é para colocar no jarro)
1 pau de canela
Misturar o açúcar com o sumo dos limões e de uma laranja e um ramo de hortelã, esmagando tudo com um pilão ou colher de pau e deixar repousar no frigorífico durante uma a duas horas (assim esta mistura pode ser preparada com antecedência e misturada depois com os outros ingredientes líquidos no momento de servir a sangria).
Ingredientes líquidos:
Meio litro de vinho tinto
33 cl de cerveja preta
25 cl de refrigerante com gás lima limão
1 cálice de licor Beirão
Gelo a gosto

No momento de servir a sangria, junte estes líquidos (devem estar todos bem frescos) num jarro. Acrescente as rodelas da segunda laranja, o pau de canela, o segundo raminho de hortelã. Acrescente o preparado de sumo de limão, hortelã e açúcar, depois de coado. Para isso pode utilizar um pano, apertar bem e deixar escorrer todos os sucos. Misture tudo bem e junte gelo a gosto. Sirva com o seu petisco de verão preferido, o nosso são os belos dos caracóis ;)

2 comentários:

  1. Ficou com uma cor bonita! Nunca usei a cerveja preta na sangria, fiquei curiosa! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoro sangria principalmente com canela.
    Já bebia um copinho. Com este calor sabe bem. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/batido-de-iogurte-com-alperce-e-mirtilo.html

    ResponderExcluir