segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Gelado de manjericão com doce de tomate e bacon crocante


 
Tenho a dizer que fazer gelados é fantástico, comê-los é delicioso, mas fotografá-los de verão é algo complicado. Escorregadio, digamos, derretido, peganhento... difícil mesmo! Pronto, já desabafei :)
Aceitei mais este desafio do grupo "Dia Um... Na Cozinha", desta vez não podia mesmo faltar, pois adoro gelados, sempre gostei muito, é das minhas sobremesas preferidas seja em que altura do ano for. Uma vez, tinha eu uns 12 anos, numas férias de verão, o meu pai provocou-me com qualquer coisa e fez uma aposta comigo em como eu não conseguiria comer imenso gelado. Já não me recordo de toda a argumentação que, na altura, levou à aposta e à nossa "picardia", só sei que aquilo acabou com os meus pais a almoçarem num restaurante em Tomar e eu a ver, sem comer nada. Se seguida fomos a uma gelataria e eu almocei só gelado, não sei quanto comi... foi muito! O meu pai disse para eu comer o que conseguissse... e eu comi!
Muitos anos depois, com o meu marido, em Florença, aventurámo-nos com uns gelados tão grandes (o meu devia ter quase um quilo), que o gelado já derretia pelas minhas mãos, pelos braços, enfim, aquilo nunca mais terminava, estava calor e eu não conseguia comer a maior ritmo, apesar de tentar com todas as minhas forças! Sempre que vamos a Itália não perdemos os gelados deliciosos e brutalmente cremosos que eles fazem por lá. Este ano foi numa viagem à Sicília, onde comemos o melhor gelado de pistácio de sempre!
Em casa faço gelados às vezes e esta foi a oportunidade para fazer algo diferente. Como gosto muito de manjericão e estamos na altura do tomate maduro, ocorreu-me a combinação destes sabores, muito mediterrânicos, deliciosos na minha opinião. Por fim, resolvi dar um toque salgado à sobremesa, mas é facultativo. O bacon conjugou na perfeição com o tomate e manjericão, ficou mesmo uma delícia. Estou muito orgulhosa desta criação (apesar das fotos não serem das melhores... tentei por trêss vezes e o gelado derretia sempre muito depressa). Espero que também gostem, deixem-me a vossa opinião e tenham um excelente (e querido) mês de agosto.


Ingredientes:
Para o doce de tomate: 500 gr de tomate chucha maduro + 250 de açúcar + 1 pau de canela (depois de pronto, utilize apenas a quantidade de doce necessária para o gelado: cerca de 4 colheres de sopa). Podem ver a receita AQUI.
Para o gelado: 2 mãos cheias de folhas de manjericão, meia lata de leite condensado (usei magro), 200 ml de nata fresca, folhas de manjericão para decorar, fatias de bacon fumado (uma por pessoa no momento de servir), 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de mel para caramelizar o bacon

Preparação: Comece por colocar as folhas de manjericão e o leite condensado num copo misturador e triture tudo com a varinha mágica. À parte bata as natas frescas, juntando apenas 1 a 2 gotas de limão. Bata até estarem espessas e com picos firmes. Envolva as natas no preparado de manjericão. Coloque num recipiente e leve ao congelador. Duas horas depois mexa o gelado e junte o doce de tomate, envolva. Volte a colocar no congelado. Duas horas depois volte a mexer. No momento de servir, junte folhas de manjericão a gosto, um pouco mais de doce de tomate e bacon crocante, se gostar. Caramelize o bacon numa frigideira com manteiga e mel e deixei-o arrefecer antes de servir.

Bom apetite!



9 comentários:

  1. Ficou lindo e adorei a originalidade dos ingredientes.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. O teu gelado é muito interessante! Realmente fotografar gelados é um desafio mas acho que o teu ficou muito bem! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito original, sabores pouco comuns nos gelados, mas a imagem está fantástica.
    Bjs.
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Esse gelado ficou muito original.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/dia-um-na-cozinha-e-gelados-caseiros.html

    ResponderExcluir
  5. Original e com um aspeto deliciosos ;)
    Bjs
    Margarida

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto especialmente de misturas de doce com salgado, mas este gelado é, de facto, uma delícia... Daqueles em que estamos sempre a dizer "vou só tirar mais um bocadinho"... e custa mesmo parar de comer!!

    ResponderExcluir