quarta-feira, 13 de julho de 2016

Salada de couve e manjericão com mirtilos e laranja



Eu gosto de saladas durante todo o ano mas, como a maioria das pessoas, suponho, também as consumo mais de verão. Gosto de saladas quentes e frias, com todo o tipo de ingredientes, até porque adoro misturar sabores, pelo que uma salada é uma tela (neste caso um prato) em branco onde posso dar largas à imaginação sem limites. Muitas vezes faço saladas com o que tenho no frigorífico, principalmente aos almoços, quando quero uma refeição rápida, a meio do dia de trabalho. Esta salada ficou deliciosa!! A conjugação de sabores resultou mesmo muito bem. Eu gosto muito de juntar mirtilos com queijo e a laranja deu uma acidez qb que ficou fantástica com a frescura da couve e do manjericão. Adorei mesmo o resultado, quando comecei a misturar ingredientes nem pensei que ficasse tão boa. Esta é para repetir!

Ingredientes para 2 pessoas:
Meia couve coração
2 laranjas
100 gr de mirtilos frescos
80 gr de queijo da ilha ou ementhal em cubos
6 ramos de manjericão fresco (só folhas)
2 fatias finas de presunto
Azeite, vinagre de cidra, sal e pimenta qb
Sumo de uma laranja
2 colheres de sobremesa de sementes de papoila

Preparação:
Lave bem a couve e corte-a em juliana muito fina. Descasque as laranjas e corte-as em gomos, retirando todos os caroços e partes brancas. Corte o queijo em cubos pequenos. Misture a couve com os mirtilos, o queijo, a laranja e o manjericão. Corte as fatias de presunto em tiras. Numa frigideira anti-aderente deite um pequeno frio de azeite e deixe o presunto fritar até ficar muito crocante.
Num frasco ponha o sumo da laranja, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de vinagre de cidra, sal e pimenta. Misture tudo, emulsionando no frasco, e regue a salada com esta mistura. Termine guarnecendo a salada com as sementes de papoila e o presunto crocante.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

2 comentários:

  1. Esta salada tem um aspeto fantástico!! Também adoro mirtilos com queijo, uma combinação deliciosa!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Não costumo comer saladas, mas sem dúvida que sabem melhor no verão! Fiquei curiosa com essa combinação de sabores :)

    ResponderExcluir