sexta-feira, 1 de julho de 2016

Couscous de caldeirada de bacalhau



O desafio deste mês do grupo Dia Um... Na Cozinha era incontornável, pelo menos para mim. Gosto muito de couscous, é um alimento muito fácil de preparar e versátil. Os couscous podem receber todos os sabores e fazer todo o tipo de refeição, da mais tradicional à mais inovadora, com sabores de outros continentes ou mais mediterrânicos. Podem constituir o prato principal ou servir de acompanhamento e conjugam bem com peixe, carne, legumes ou mariscos. Dá para tudo. Na minha opinião, é como o arroz. Talvez por isso eu, que sou uma arrozeira convicta desde criança, também tenha ficado rapidamente fã de couscous.
Apesar de ser um alimento muito usado na culinária do norte de África, desta vez resolvi adaptá-lo a sabores muito nossos: bacalhau e caldeirada. Fiz a experiência. Correu bem. Uma das coisas que mais me agrada na cozinha é este aspeto camaleónico dos alimentos e das próprias ideias. Basta adaptar, transformar uma ideia de peixe num prato de carne, uma receita do mundo num sabor português ou um empratamento de uma bonita sobremesa numa ideia original para servir um prato principal. Hoje assim, amanhã assado (literalmente ou não...), hoje de uma cor, outro dia de outra, uma vez sushi de alheira, de outra vez pizza alentejana, desta vez couscous de caldeirada... de bacalhau! Não podia ser mais tuga e não deixa de ser couscous. Votos de bom fim-de-semana para todos!
Ingredientes para 4 pessoas:
400 gr de couscous
2 postas de bacalhau ou 600 gr de pedaços para caldeirada
1 cebola grande
Meio pimento verde
Meio pimento vermelho
Meio pimento amarelo
4 tomates maduros
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 ramo de salsa 
1 ramo de coentros
Sal e pimenta qb
 
Preparação:
Deite o azeite num tacho juntamente com a cebola em rodelas, os alhos esmagados, o tomate em pedaços e os pimentos cortados em tiras. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar até os pimentos começarem a ficar macios. Nesse momento junte o bacalhau, o ramo da salsa e um pouco de água (1 a 2 dl). Deixe cozinhar por 10 minutos com o tacho tapado. No fim desse tempo, retire o tacho do lume. No suco da caldeirada (aproveite todo o tomate, cebola, pimentos e todos os sucos) deite o couscous. O líquido deve ficar a cobrir o couscous por completo. Tape o tacho e deixe repousar por 10 minutos. Aproveite esse tempo para lascar o bacalhau e retirar todas as peles e espinhas. No fim dos 10 minutos, solte o couscous com um garfo, junte o bacalhau ao couscous e misture tudo. Retifique de sal e pimenta e polvilhe com coentros picados. Está pronto a servir!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

 

4 comentários:

  1. Que ideia tão original!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Aspecto magnifico e deliciosa sugestão :D....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da adaptação ao tradicional do couscous, assim fica bom para todos os gostos! E muito saboroso, imagino :)

    ResponderExcluir