terça-feira, 19 de julho de 2016

Bolo de pistácio com creme de ricotta e gelado



A última viagem a Itália foi à Sicília, uma ilha com produtos magníficos, onde tudo o que cresce na terra e nas árvores é delicioso. A cozinha siciliana usa muito o pistácio, tanto em doces, como em pratos salgados. Voltei com muita vontade de utilizar mais pistácio nas minhas receitas, até porque gosto bastante deste fruto. Esta sobremesa foi a primeira criação inspirada nos doces que provei nas férias.
 
Ingredientes:
3 ovos
150 gr de açúcar
150 gr de manteiga sem sal
100 gr de farinha com fermento
60 gr de pistácio moído
Para o creme:
250 gr de queijo ricotta + 100 gr de açúcar em pó + pistácio triturado qb
Para o gelado: 250 gr de massapão de pistácio + 200 ml de nata

Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junte os ovos inteiros, um a um, continuando sempre a bater. Por fim envolva a farinha e os pistácios moídos. Coloque o preparado numa forma redonda de 20 cm, previamente untada. Leve a cozer durante 30 minutos em forno pré-aquecido a 190º. Entretanto prepare o creme, misturando a ricotta com o açúcar em pó.
Depois de frio, desenforme o bolo, parta-o ao meio e recheie com metade do creme, usando a outra metade para cobrir. Polvilhe com pistácio triturado.
Podem guarnecer o bolo com gelado de pistácio ou outro, sendo que o bolo é delicioso por si só. Como eu tinha trazido da Sicília uma espécie de massapão de pistácio, experimentei fazer o gelado: bati, no liquidificador, 250 gr da pasta de pistácio (massapão) com um copo de água. À parte bati 200 ml de nata fresca sem açúcar e envolvi no preparado anterior. Levei ao congelador e fui mexendo de 2 em 2 horas para ficar mais cremoso e não ganhar cristais de gelo. Ficou uma delícia! Por fim polvilhei tudo com pistácio triturado.






Um comentário:

  1. Um bolo irresistível! Gostei da decoração e dos ingredientes que leva.
    Bjs

    ResponderExcluir