quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rolitos com pasta de sardinha e atum, aromatizada com manjerico



Quem me ensinou a fazer este prato, na sua versão só com atum, foi a minha amiga Paula, na altura colega de trabalho... já lá vão uns anos valentes. Foi no meu primeiro trabalho "a sério", ainda andava a meio do curso, na faculdade. Quando a Paula me disse que o jantar era massa com atum, confesso que estranhei, pois nunca tinha comido. Ela já morava sozinha há uns anos e via-se obrigada a puxar pela imaginação para preparar refeições práticas e que fossem saborosas. E se aquilo estava saboroso!! Acho que nunca voltei a comer este prato com um sabor tão bom como naquele dia, feito por ela. Acho que nem nunca lhe contei o quanto um prato tão simples me marcou tanto... Na verdade, passou a ser um prato muito apreciado em minha casa, anos mais tarde, já casada com o meu marido. Como ambos gostamos muito de massas e estas são muito fáceis de fazer, é uma excelente opção quando o tempo é mesmo escasso. O maridão já sabe, quando o tempo é pouco e ele pergunta o que é o jantar: massa com atum! E ele fica sempre satisfeito, porque isto é tão simples, mas tão bom! Tenho que contar à minha amiga sobre o sucesso desta refeição rápida que ela me apresentou!
Apesar de todos estes elogios ao prato, nunca o tinha partilhado convosco. Acho que é uma receita que acabou por sofrer as consequências da pouca importância que lhe dei pelo facto de ser tão simples e conhecida de todos. Mas desta vez, depois de umas férias na Sicília, onde comi um prato de massa com sardinha (Pasta com le sarde), resolvi dar um toque diferente ao prato e partilhar esta versão convosco. Não se trata da versão "original" da minha amiga Paula nem da versão siciliana, que leva apenas sardinha e imensa erva doce. Sobre a viagem, conto-vos depois, mas posso adiantar que a comida siciliana é absolutamente maravilhosa, melhor (ainda) do que na Itália continental.
Tendo provado a pasta com as sardinhas sicilianas, inspirei-me nisso e na receita que eu já conhecia, e fiz estes rolitos com atum e sardinha. Para aromatizar, e porque estamos no mês dos Santos populares, usei manjerico. O manjerico não serve só para enfeitar, é ótimo quando usado como erva aromática, não tem um sabor tão intenso como o manjericão, mas também fica muito agradável. Espero que gostem da sugestão e que a experimentem quando estiverem com pouco tempo... ou com muito, o que interessa é terem tempo para degustar o prato, de preferência na varanda ou terraço aí de casa. Este tempo quente convida a isso e eu gosto tanto...

Ingredientes para 4 pessoas:
320 gr de rolitos Milaneza
2 latas de atum em conserva de azeite
2 latas de sardinha de Peniche em conserva de azeite
1 cebola roxa
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal e pimenta qb
6 raminhos de manjerico
2 dl de nata de soja ou outra
Tomate maduro temperado para acompanhar

Preparação:
Comece por cozer a massa em água e sal até ficar al dente (cerca de 9 minutos ou conforme as indicações do pacote). Depois de cozida, escorra, envolva com um fio de azeite e reserve a massa. 
Escorra o azeite das latas das sardinhas e deite num tacho. Pique a cebola e o alho finamente e refogue durante 5 minutos no azeite, juntamente com a folha de louro. Depois junte o atum e desfaça-o com um garfo. De seguida junte o ocnteúdo de uma lata de sardinhas, reservando os outros lombos para servir inteiros. Desfaça tudo com um garfo e junte um pouco de nata. Tempere de sal e pimenta e mexa, deixando cozinhar. Vá juntando nata até obter uma consistência de pasta que lhe agrade. pode usar os 200 ml ou um pouco menos, se considerar que já obteve a consistência desejada. Por fim junte as folhas de alguns raminhos de manjerico (4 a 5 raminhos, reserve os outros para enfeitar). Assim que a pasta de sardinha e atum estiver pronta, envolva-a na massa, polvilhe com folhinhas de manjerico e sirva com os restantes lombos de sardinha e uma salada de tomate temperado com azeite, sal, vinagre e ervas aromáticas a gosto.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

4 comentários:

  1. uma excelente sugestão, sem dúvida!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Adoro massa com atum!! Esta tua receita é perfeita para os santos!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que história engraçada para um prato! Qualquer dia tens de publicar a versão original, mesmo sendo simples, em honra ao prato que tanto de marcou :D Entretanto, os teus leitores não ficam nada mal servidos com esta receita. Os sabores devem combinar na perfeição :)

    ResponderExcluir
  4. confesso que fiquei meia burrita das ideias agora... nunca pensei em usar o manjerico como erva aromática, sempre me lembro da minha avo me dizer nao toques no manjerico senao morre ahah

    comecei a seguir,
    beijinho
    novo post no blog: http://www.sramliberdadenegra.com/2016/06/o-meu-25-aniversario.html

    ResponderExcluir