quarta-feira, 15 de junho de 2016

Frango com ervilhas e hortelã


Lembro-me de ter confecionado esta receita pela primeira vez há uns anos a pedido da minha prima Sara. Foi na minha primeira casa, estava casada e era cozinheira das minhas próprias refeições há pouco tempo. A Sara veio passar o dia comigo, como fazíamos às vezes, pois estávamos ambas num período de transição, eu entre atividades profissionais, ela a meio do percurso académico. Na altura não tinha tantos livros de receitas como hoje, nem a internet estava invadida, como hoje, de sites e blogs de culinária. Ainda assim, eu já tinha o gosto pelos tachos e alguns livros de receitas que me acompanhavam e onde eu tomava nota das ideias. Com um desses livros nas mãos, dei a escolher à minha prima o que fazer para o almoço e ela pediu este frango com ervilhas, bacon e hortelã. Uma receita simples, mas deliciosa e que ficou aprovada. Esta versão é ligeiramente diferente, leva alho francês em vez de cebola e não leva tomate, como a receita original indicava. Mas o importante está lá: as ervilhas e a hortelã a darem um sabor de primavera e frescura ao prato. É muito bom e saudável, experimentem.

Ingredientes para 4 pessoas:
4 pernas de frango grandes
600 gr de ervilhas
1 alho francês
100 gr de bacon fumado
4 ramos de hortelã
Sal e pimenta qb
1,5 dl de azeite
 
Preparação:
Corte o bacon em pequenas fatias e o alho francês em fatias finas. Num tacho anti-aderente deite metade do azeite e o bacon. Deixe fritar até começar a ficar tostado, nesse momento junte as fatias de alho francês. Deixe refogar até o alho francês estar macio, mas sem ganhar cor. Retire do tacho e reserve. No mesmo tacho deite o restante azeite e junte as pernas de frango com a pele virada para baixo, num primeiro momento. Deixe a carne selar, frigir até ficar dourada de ambos os lados. Quando o frango estiver corado, junte o bacon, o alho francês e as ervilhas. Tempere com sal e pimenta. Junte um pouco de água (cerca de 1 dl ou menos) e deixe estufar com o tacho tapado, em lume médio, até as ervilhas estarem tenras e o frango cozinhado. Quando a cozedura estiver a terminar, nos últimos minutos, junte os ramos de hortelã, mexa para e deixe acabar de cozinhar.
Sirva com salada verde ou com arroz.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

 

3 comentários:

  1. Gosto muito de frango e assim com ervilhas fica com certeza uma delicia
    Seria um almoço perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Ervilhas e hortelã, que combinação deliciosa! Gosto tanto que até dispensava o frango :)
    Ficou linda a apresentação e certamente um prato delicioso!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  3. A primeira versão não podia ter surgido de forma mais natural, e foi uma bela introdução a um pratinho delicioso e reconfortante! De vez em quando também como frango com ervilhas, tenho de experimentar fazê-lo à tua moda :)

    ResponderExcluir