terça-feira, 21 de junho de 2016

Esparguete de legumes com camarão e mexilhões




Espiralizar é uma das palavras culinárias da moda. Há uns tempos que andava para comprar um espiralizador, o meu marido sabia do meu desejo, ofereceu-me um no meu aniversário e a verdade... é que estou fã! Estou fã de uma moda, o que nem é muito o meu género, mas quando a moda é boa, eu adiro! Ora, eu já gosto de legumes, assim então, fininhos como esparguete e salteados, bem temperados, ficam uma delícia! O "esparguete de legumes" fica bem com tudo, peixe, carne ou marisco e também é bom para servir como refeição vegetariana, acompanhando outros legumes e vegetais. É uma excelente maneira de servir comida saudável, mesmo aos mais resistentes. Espero que gostem da sugestão. Deixem os vossos comentários e contem-me se já espiralizaram algum alimento e que ideias gastronómicas têm sobre o assunto.

Ingredientes para 4 pessoas:
3 courgettes
3 cenouras grandes
300 gr de tomate em cacho miniatura
500 gr de mexilhão meia concha
500 gr de miolo de camarão grande
0,5 dl de azeite
3 dentes de alho 
1 pedaço do tamanho de 2 dentes de alho de gengibre fresco
1 colher de chá rasa de cominhos
1 colher de sopa de salsa
1 lima
sal e pimenta qb

Preparação:
Corte os legumes no espiralizador, depois de os lavar e retirar a casca à cenoura, se quiser. Deite o azeite numa frigideira e, quando este estiver quente, junte a cenoura em esparguete. Tempere com sal e pimenta, 2 alhos ralados, o gengibre ralado e os cominhos, depois de desfeitos no almofariz. Quando a cenoura começar a ficar cozinhada, junte a courgette, pois é mais macia e demora menos tempo a cozinhar. Deixe saltear tudo cerca de 5 minutos. Depois retire do lume e reserve. Na mesma frigideira deite mais um dente de alho ralado, um pouco mais de azeite e junte o miolo de camarão, os mexilhões e os tomates cortados ao meio, tempere de sal e deixe cozinhar 2 a 3 minutos. Depois envolva com o "esparguete de legumes", polvilhe tudo com salsa picada e regue com o sumo da lima.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


5 comentários:

  1. uma ótima sugestão então agora para o verão não existe melhor :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão, essas cores maravilhosas dizem tudo!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nenhum, mas tenho visto tantos pratinhos deliciosos feitos com recurso a um espirilizador! Esse é um ótimo exemplo, que delícia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que experimentar porque isto é mesmo bom! Eu faço legumes salteados de várias formas, mas esta é sem dúvida a melhor. Não fica apenas "giro", fica ótimo!
      Beijinho. Susana

      Excluir
  4. Olá Suzana,tudo bem? há tempos quero um também, mas não sabia que se chamava espiralizador. Mas pesquisei em alguns sites de compra com avaliação, e há muitas críticas, dizendo que não cortam direito, que a abobrinha desmancha. Você se importaria em informar que marca de espiralizador você comprou? Obrigada

    ResponderExcluir