terça-feira, 17 de maio de 2016

Molho Chimichurri para churrasco




Com a chegada (tardia, mas sempre bem vinda...) do bom tempo, há que abrir a época do churrasco. Aqui em casa já foi inaugurada essa tradição estival! Gosto de pôr tudo na grelha, desde sardinhas (ai as sardinhas!!) a todo o tipo de carnes e legumes. Legumes grelhados é mesmo muito bom. Para acompanhar a carne também costumo grelhar maçarocas de milho, pois o meu marido gosta muito.
Quando a carne é de grande qualidade, basta juntar-lhe umas pedras de sal (sempre no momento de grelhar e nunca antes) e pôr na brasa. Mas um bom molho também vem trazer sabor e vivacidade ao churrasco, seja um molho para marinar a carne, seja uma guarnição para a acompanhar depois desta estar cozinhada. Esta semana uma seguidora da Deliciosa Paparoca pediu-me ideias para um molho de churrasco, por isso resolvi partilhar esta versão do Molho Chimichurri, um molho argentino de que gosto bastante e que pode ter algumas variações conforme o gosto de cada um. Mais ou menos picante, com mais ou menos alho, salsa em vez de coentros, sendo que o original leva coentros... enfim, podem e devem acertar conforme o vosso gosto, mas será sempre um molho forte, que vai dar muito sabor à carne e que pode ser utilizado antes ou depois desta ir à grelha. Espero que gostem e que se inspirem para os churrascos de verão que se querem fartos, felizes e saborosos!

Ingredientes para uma taça de molho (4 pessoas):
1 cebola picada finamente
4 dentes de alho ralados
3 dl de azeite de boa qualidade
1 colher de chá de oregãos secos
1 colher de chá de tomilho
Pimenta preta e sal qb
1 malagueta (facultativo)
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de pimentão doce (fumado, se conseguir encontrar)
Sumo de um limão
1 colher de sobremesa de vinagre de cidra ou outro a gosto
2 colheres de sopa de coentros frescos
1 folha de louro ou louro desidratado em pó
Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa picadora ou processador de alimentos e pique/misture tudo. Se preferir encontrar pedaços maiores de ingredientes, também pode picar os coentros à mão e ralar os alhos e cebola, misturando depois tudo num frasco de vidro e agitando bem.

Este molho é perfeito para acompanhar todo o tipo de carne depois de grelhada e também é bom para a temperar ainda crua ou ir pincelando durante o churrasco. Com esta mistura, também pode esfregar peças de carne antes de irem ao forno, fica delicioso.

Bom apetite e bons churrascos!

2 comentários:

  1. Este fim-de-semana já vou experimentar :D

    ResponderExcluir
  2. Ainda não inaugurei tal época, mas não me importava nada de fazê-lo na companhia desse molho! Ficou com tão bom aspeto :D

    ResponderExcluir