quinta-feira, 5 de maio de 2016

Favas estufadas com lascas de bacalhau e farinheira



Maio é o mês das favas, mas em abril já conseguimos encontrar as primeiras. Mais pequenas e muito tenras, como estas que cozinhei ainda no mês passado. Vi-as com tão bom aspeto e não resisti a trazê-las para casa para preparar um petisco. Gosto mesmo muito de favas e também gosto muito de maio. É um mês especial para mim, o mês em que nasci e casei. Mês do amor, das flores, das primeiras idas à praia, mês de dias grandes e de encontros com amigos e jantaradas ao ar livre. Por acaso esta semana está de chuva, mas acredito que o sol vai voltar a tempo de me dar os parabéns... e este ano são 40 parabéns, é uma data importante :)
Enquanto ainda ando pelos 30, fiquem com a receita das favas. Vêm de braço dado com bacalhau e farinheira. Ora, pode haver prato mais português? Bom apetite! Bom mês de maio!


Ingredientes para 4 pessoas:
4 postas de bacalhau
800 gr de favas frescas (pesadas depois de descascadas)
1 molho de coentros
Uma farinheira cremosa
1 cebola
Meio alho francês
3 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite qb
Sal qb

Preparação:
Tenha o bacalhau muito bem seco e cozinhe-o, confitando-o em azeite. Coloque o azeite num tacho com as postas lá dentro de modo a que fiquem submersas na gordura. O azeite deve ser aromatizado com um alho, uma folha de louro e um ramo de alecrim ou outra erva a gosto. Aqueça previamente o azeite até estar entre os 55º e os 65º e depois junte as postas de bacalhau, deixando-as cozinhar na gordura (processo de confitar) durante 10 a 12 minutos. Quando o bacalhau começar a largar as bolinhas brancas da proteína e as postas estiverem a lascar, está pronto.
Numa frigideira anti-aderente deite um fio do azeite utilizado para confitar o bacalhau e junte o alho francês cortado em juliana fina. Quando este começar a amolecer junte a farinheira, depois de lhe retirar a pele e as bolas de gordura. Esmague o enchido com um garfo e misture bem com o alho francês. Tempere com um pouco de sal. Reserve esta mistura.
Entretanto estufe as favas. Deite azeite de confitar o bacalhau num tacho, junte a cebola picada, os alhos esmagados, a folha de louro e pés de coentros, pois são muito aromáticos. Depois de refogar cerca de 3 minutos, junte as favas e meio copo de água. Tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando até as favas estarem macias.
Por fim sirva as favas com as lascas de bacalhau e o cremoso de farinheira. Polvilhe tudo com bastantes coentros e sirva. Uma salada verde acompanha muito bem com este prato.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Não sou grande apreciadora de favas, mas confesso que provava essa comidinha com muito prazer.
    Tem um aspecto super tentador

    ResponderExcluir
  2. Adoro favas! A combinação de sabores desse prato iria conquistar-me de certeza, como já me conquistou o aspeto :D

    ResponderExcluir