sexta-feira, 13 de maio de 2016

Bolo de polenta e amêndoa com coco e framboesas


Por alturas do Natal comprei este livro para ajudar o projeto Nutrição Oncológica. Além do contributo que dei para uma boa causa, fiquei com um conjunto de receitas deliciosas, boas para doentes oncológicos em tratamento ou para qualquer pessoa, como é óbvio. São receitas de vários chefs que se associaram a este projeto, dando um contributo para que os doentes oncológicos possam ter uma palete de opções alimentares mais alargada. Quem passou por um cancro ou teve alguém próximo que tivesse passado por um, bem sabe a dificuldades existentes com as questões da comida, seja porque vários órgãos passam a funcionar muito pior, seja porque o próprio organismo rejeita a comida, seja pelas restrições alimentares que os próprios médicos impõem.
Agora a Nutrição Oncológica lançou o desafio de fazermos uma receita do livro, fotografarmos e enviarmos para concurso. Eu fiz este bolo de polenta, seguindo a receita do Chef Henrique Sá Pessoa e ainda lhe acrescentei um gelado de framboesas caseiro. Ficou uma delícia! O bolo não é muito doce, leva mel e não açúcar. Eu adorei a textura e a combinação com a frescura das framboesas.
Para me deixarem muito feliz, peço que votem na minha foto no facebook. Cada "gosto" é um voto e eu quero mesmo muito ganhar o primeiro prémio, que é uma refeição no restaurante do chef :) Obrigada a todos!
Ingredientes:
160 gr de polenta ou farinha de milho
85 gr de farinha de trigo + 1 colher de chá de fermento
2 ovos
100 gr de azeite
120 gr de mel
100 gr de amêndoa moída sem pele
50 gr de framboesas frescas
Guarnição: 150 gr de framboesas frescas, 60 gr de crème fraîche ou nata fresca batida, coco ralado qb para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Numa taça bata, com batedeira elétrica, o azeite com o mel até obter o dobro do volume, ficando com uma textura leve e arejada. Depois adicione um ovo de cada vez e continue a bater com as varas. Depois dos ovos, incorpore a amêndoa moída e depois a farinha com o fermento, bem como a farinha de milho. Envolva delicadamente. Com uma espátula incorpore delicadamente as framboesas, não as esmagando muito. Coloque o preparado numa forma untada e leve ao forno cerca de 30 minutos até a massa estar dourada.

Para o gelado de framboesas:
150 gr de framboesas frescas
170 gr de açúcar
2oo ml de nata fresca para bater
2 ovos inteiros
100 ml de leite de coco espesso

Preparação:
Com a varinha mágica, triture 100 gr de framboesas com metade do açúcar e 100 ml de leite de coco (do espesso). Junte as restantes framboesas inteiras e leve esta mistura ao lume. Deixe ferver por 5 minutos para todos os sabores incorporarem. Depois deixe arrefecer.
Bata os 2 ovos inteiros com o restante açúcar, com a batedeira elétrica, de forma a obter um preparado arejado, muito fofo. À parte, bata as natas até ficarem firmes. Por fim incorpore os dois preparados, envolvendo e junte também a mistura das framboesas, depois de arrefecida. Envolva bem até obter um preparado homegéneo. Leve ao congelador e vá mexendo de 2 em 2 horas para não ganhar cristais de gelo.

Sirva o bolo com o gelado, o crème fraîche, muitas framboesas e coco ralado por cima.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Nunca comi bolo de polenta, mas tenho a certeza que ia gostar.
    O aspecto esta divino
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Uma apresentação lindíssima! E o bolo deve ser muito bom! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Já fui votar, boa sorte! Com uma receita tão boa mereces :D

    ResponderExcluir